Bancários da CEF fazem terça Dia de Luta por isonomia e contra reestruturação
Dia Nacional de Luta terá manifestações em agências da base do Sindicato de Catanduva.
O Dia Nacional de Luta dos empregados da Caixa, em Catanduva e região, será marcado por manifestação nas agências. A mobilização acontece nesta terça 29, véspera da negociação entre a direção do banco e Contraf/CUT e Comissão Executiva dos Empregados (CEE). A reunião vai tratar de questões relacionadas ao Plano de Cargos Comissionados (PCC), que é chamado pela empresa de Plano de Funções Gratificadas (PFG).
Para o PCC, os representantes dos empregados defendem a manutenção das funções, melhoria da metodologia de ascensão, regularização da jornada de seis horas sem redução salarial para todos os cargos e funções e substituição do piso de remuneração de função, de modo a valorizar a tabela dos cargos em comissão e diminuir o Complemento Temporário Variável de Ajuste de Mercado (CTVA), diferenciando função técnica de função de confiança.
Os bancários querem ainda a reavaliação do dimensionamento de cargos técnicos e gerenciais, com retirada da condição dada ao gestor para nomear, conforme prevê o normativo RH 060. Outra reivindicação é para que os habilitados pelo PSI ou pelo Bancop sejam chamados de acordo com a classificação.
A realização do Dia Nacional de Luta foi aprovada pelo 26º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), realizado entre os dias 28 e 30 de maio, em São Paulo. O movimento nacional dos empregados da Caixa avalia que a intransigência e a falta de transparência por parte da empresa levam ao aumento da insegurança entre os trabalhadores das áreas afetadas pelo processo de reestruturação.
A luta por isonomia de direitos entre empregados novos e antigos e a exigência de valorização e respeito aos trabalhadores, com o fim da reestruturação, figuram entre as principais prioridades da campanha salarial deste ano na Caixa.
Fonte: SEEB S Paulo e Contraf-CUT
MAIS NOTÍCIAS
- Fim do recesso parlamentar exige mobilização em defesa dos direitos dos trabalhadores
- NR-1: bancários cobram participação efetiva na prevenção e gerenciamento de riscos psicossociais
- Sindicato participa do lançamento do Comitê Popular de Lutas de Catanduva e região
- Bradesco lucra R$ 13,861 bi no semestre, mas segue demitindo e fechando agências
- Itaú lucra alto no semestre, mas segue extinguindo empregos e fechando agências
- Financiários definem prioridades para a Campanha Nacional 2026
- CUT convoca mobilização nacional no dia 10 de agosto pelo fim da escala 6x1
- Banco Central reduz Selic para 14% ao ano, mas juros seguem elevados e favorecendo apenas o mercado financeiro
- Mobilização ganha força nas agências e recado aos bancos é claro: a categoria exige valorização!
- Santander tenta intimidar Previc na Justiça para se eximir de obrigações com o Banesprev
- Saúde Caixa: Banco apresenta proposta que chega a dobrar mensalidade
- Economus: Diálogo com conselheiros resulta em propostas de melhorias no processo de autorização para exames
- Conferência Nacional dos Financiários começa com debate sobre perfil da categoria, saúde e prioridades da Campanha Nacional 2026
- BB perde a oportunidade de apresentar respostas às reivindicações dos trabalhadores
- Super Caixa precisa ser negociado e reconhecer o trabalho de todo o quadro de pessoal do banco