04/02/2026
Nova estrutura de certificações da Anbima entra em vigor em 2026 e exige preparação dos bancários
A partir de 9 de fevereiro de 2026, terá início oficial um novo ciclo de certificações profissionais no setor financeiro, estabelecido pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) e regulamentado pela Portaria PREVIC nº 1.214. As mudanças, que criam novos selos e promovem a migração gradual dos certificados atuais, mobilizam a categoria bancária e exigem planejamento das instituições.
O Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, juntamente com a Contraf-CUT, está atenta a essa transição, que impactará diretamente o trabalho dos bancários e a relação com os clientes. O novo modelo passa a ser estruturado em três níveis principais:
O Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, juntamente com a Contraf-CUT, está atenta a essa transição, que impactará diretamente o trabalho dos bancários e a relação com os clientes. O novo modelo passa a ser estruturado em três níveis principais:
- CPA (Certificado Profissional Anbima): ponto de partida obrigatório para quem pretende avançar aos demais níveis.
- C-Pro (Certificado Profissional Anbima de Relacionamento): focado em relacionamento e análise de perfil de clientes.
- C-Pro II (Certificado Profissional Anbima de Investimento): para atuação mais aprofundada em investimentos e consultoria.
Processo de migração e prazo de transição
A migração será conduzida conforme diretrizes da Anbima. Profissionais com certificações atuais poderão migrar para as novas opções compatíveis sem a necessidade de realizar novos exames, mediante a conclusão de microcertificações na plataforma Anbima Edu.
O processo de atualização será anual, com a transição principal prevista para 2026. É importante destacar que as certificações antigas permanecerão válidas apenas como fase de transição até 31 de dezembro de 2026. Após essa data, será obrigatória a adesão ao novo modelo para manter a regularidade no exercício das funções.
Sindicato alerta para a necessidade de planejamento e apoio
A evolução do modelo exige não apenas preparo individual, mas, sobretudo, suporte das instituições bancárias. A coordenadora da COE do Santander, Wanessa Queiroz, em nome da Contraf-CUT, chama a atenção para a responsabilidade dos bancos nesse processo. “É imprescindível que o banco forneça os cursos preparatórios e tempos adequados para que os bancários e bancárias possam realizar as atualizações das certificações Anbima e atender aos clientes neste momento de transição das novas certificações, em 2026”, afirma a coordenadora.
Ela complementa: “Essa transição exige planejamento cuidadoso, apoio institucional e mecanismos que assegurem que a força de trabalho esteja preparada para atuar com qualidade durante o período de transição.
Hora de se qualificar: Sindicato disponibiliza cursos EAD preparatórios para certificações de forma gratuita para sindicalizados
A entidade, em parceria com a Fenae e a Rede do Conhecimento, oferece gratuitamente aos bancários sindicalizados uma plataforma EAD (Educação à Distância) com mais de 100 opções de cursos em diversas áreas de conhecimento - incluindo cursos preparatórios para as certificações Anbima - proporcionando a qualificação profissional, desenvolvimento de novas habilidades e até hobbies.
> Quem não é sócio e quiser usar a plataforma deverá pedir antes sua sindicalização.
Como usar
Os interessados devem enviar e-mail para a Secretaria Geral do Sindicato (seebcat@bancariosdecatanduva.com.br) informando nome completo, e-mail, CPF e os cursos desejados. Após se inscrever, os dados serão conferidos e enviados para a Contraf-CUT e Instituto Fenae, que vão liberar acesso à plataforma. O login e instruções de uso serão enviados para o e-mail cadastrado.
Se você tiver dificuldades com o login de acesso, entre em contato com a secretaria do Sindicato pelo telefone (17) 3522-2409 ou pelo WhatsApp (17) 99259-1987.
"Sugerimos aos bancários que aproveitem mais este benefício disponibilizado aos trabalhadores sindicalizados. Assim como cabe aos bancos oferecer condições e ferramentas para a profissionalização dos trabalhadores, o Sindicato também assume esse compromisso e investe na capacitação da categoria. Com iniciativas como a parceria com a Rede do Conhecimento, ampliamos o acesso a cursos e formação, garantindo mais preparo, mais segurança e mais oportunidades de crescimento na carreira para bancários e bancárias", explica o secretário geral da entidade, Júlio César Trigo.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Mudanças na Caixa às vésperas das negociações acendem alerta e geram cobrança por respeito aos empregados
- Ampliação da representatividade fortalece organização dos trabalhadores do ramo financeiro
- Torneio de Futebol 1º de Maio acontece amanhã, dia 23/05 no Clube dos Bancários
- COE cobra do Santander esclarecimentos sobre o “Conduta Certo”
- A direita e o centrão querem adiar o fim da 6x1 e criar benefícios fiscais para os empresários!
- CUSC cobra transparência e reunião urgente para debater problemas no Saúde Caixa
- Consulta Nacional mobiliza a categoria bancária em todo o país
- O que é jornada de trabalho, por que é preciso reduzi-la e acabar com a escala 6x1
- Fim da escala 6x1 sem redução salarial beneficiará metade dos trabalhadores do país
- Empregados da Caixa em SP debatem pautas e elegem representantes para o Conecef
- STF confirma constitucionalidade da Lei da Igualdade Salarial e reforça obrigação de transparência das empresas
- Comando Nacional propõe “Pacto pela saúde dos bancários"
- Lucro contábil da Caixa é de R$ 3,469 bilhões no primeiro trimestre de 2026
- COE Bradesco debate renovação do Supera para 2026 e garante avanço para gestantes
- Lucro do Banco do Brasil despenca 53,5% no 1º trimestre de 2026