12/07/2019
Negociação Permanente: Mesa Temática de Saúde garante adiantamento emergencial

(Foto: Jailton Garcia)
O Comando Nacional dos Bancários e representantes do Coletivo de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT se reuniram, na quinta-feira (11), com a Federação Nacional dos Bancos para dar continuidade ao debate sobre adiantamento salarial nos casos de afastamento, indicação de locais para realização de perícia médica, entre outros temas relacionados à saúde do trabalhador.
Na ocasião, os trabalhadores também reivindicaram o abono das faltas no dia da Greve Geral de 14 de junho e o compromisso dos bancos com a categoria bancária em relação ao cumprimento da Convenção Coletiva. Adriana Nalesso, membro do Comando Nacional dos Bancários, afirmou que a aprovação do relatório da MP 881, na quinta-feira (11), precariza ainda mais as relações de trabalho e impacta a saúde e a vida dos trabalhadores. “Impacta a saúde do trabalhador no que diz respeito a jornada de trabalho e desobriga as empresas a constituirem CIPA, que é muito importante na prevenção de acidentes de trabalho”.
Adriana reivindicou ainda o compromisso dos bancos com a categoria bancária. “Reivindicamos o respeito a nossa Convenção Coletiva, que é válida até 31 de agosto de 2020”, disse.
A Fenaban não se posicionou em relação ao relatório.
Greve Geral: Abono de faltas
Os representantes dos trabalhadores reivindicaram o abono das faltas dos bancários que participaram da Greve Geral de 14 de junho. Adriana Nalesso lembrou que é livre as organizações dos trabalhadores e que os sindicatos fizeram assembleias e cumpriram todos os requisitos legais para a mobilização. “Por se tratar de uma mobilização legítima e que tem como pauta a reforma da Previdência, que interfere nos direitos dos trabalhadores, cobramos o abono das faltas”, afirmou.
A Comissão da Fenaban ficou de consultar os bancos sobre o assunto, mas não criou expectativas positivas.
Licença-maternidade para casais homoafetivos
A licença–maternidade para casais homoafetivos femininos também foi debatida. Os representantes dos trabalhadores receberam denúncias de que alguns bancos têm descaracterizado a licença para casais de mulheres e concedido a licença-paternidade para estes casos. O debate terá continuidade na mesa de igualdade de oportunidades.
Adiantamento salarial em casos de afastamento
Em caso de negativa do benefício, os bancos se comprometeram a garantir adiantamento emergencial, mediante a comprovação do recurso a junta do INSS, sendo considerado inapto. Também houve o compromisso de garantir o parcelamento do adiantamento emergencial, em caso de solicitação pelo bancário, correspondente a 30% do valor mensalmente, até o pagamento integral do adiantamento.
Sobre os outros assuntos pendentes, os bancos ficaram de dar retorno na próxima reunião.
Foi iniciado o debate sobre políticas de prevenção e programas de controle médico. O movimento sindical ficou de apresentar um documento sobre os assuntos a serem debatidos na próxima mesa, a ser marcada. Dentre as prioridades estão a questão do direito a informação sobre adoecimentos, programas de controle médico, entre outros.
Para o secretário da Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT, Mauro Salles, é preciso que a participação dos trabalhadores seja efetiva. “Não é possível uma real prevenção sem que os bancários sejam ouvidos. Também reivindicamos que as CIPA’s sejam valorizadas e que todas sejam eleitas pelos trabalhadores.”
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Ipea: Mais ricos deveriam pagar 14% para igualar à classe média
- Curso Paternidade e Maternidade Responsável: inscrições para turma de agosto estão abertas!
- Conferência Livre de Mulheres do Ramo Financeiro elegeu representantes que defenderão propostas da categoria por igualdade salarial
- Inscrições para Comissões de Diversidade da Caixa vão até 23 de julho
- Movimento sindical denuncia Santander à CVM por possíveis irregularidades contábeis
- Banesprev: Mais um capítulo de luta e resistência contra a retirada de patrocínio
- Câmara aprova PL da Devastação. Veja quais são os riscos que o Brasil corre
- Procon é acionado contra Itaú para garantir plano de saúde a aposentados
- Encontro Estadual da Fetec-CUT/SP: empregados da Caixa debatem propostas e escolhem representantes para o Conecef
- Comissão da Câmara aprova projeto que isenta de IR quem ganha até R$ 5 mil
- Em mesa de negociação, empregados reivindicam reajuste zero para o Saúde Caixa
- Conferência Livre de Mulheres da FETEC-CUT/SP vai debater ‘’Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão’’. Veja como se inscrever!
- Com participação do Sindicato, é realizada a primeira reunião do Comitê de Credenciamento e Descredenciamento SP Interior do Saúde Caixa
- Prorrogação confirmada! Ainda dá tempo de se inscrever no 2º Festival Nacional de Música Autoral da Contraf-CUT
- Conferência Livre de Mulheres no Ramo Financeiro acontece nesta quinta-feira (17); ainda é possível inscrever-se!