29/05/2018
Movimento sindical envia proposta de pré-acordo ao banco para evitar perda de direitos

O movimento sindical, representado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, enviou ao Santander uma proposta de pré-acordo de negociação do aditivo à CCT para os trabalhadores do banco. A principal reivindicação é, entre outros pontos, a manutenção de direitos dada a proximidade do prazo de vigência do atual acordo e o fim da ultratividade.
Antes da reforma trabalhista, o princípio da ultratividade previa que os direitos dos trabalhadores garantidos pela CCT seriam mantidos até que um novo acordo fosse firmado. Abolido esse mecanismo, os direitos dos bancários passam a estar em risco a partir do dia 31 de agosto, quando termina a vigência do aditivo.
O diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, Aparecido Augusto Marcelo, explica que o que foi reivindicado no documento é que o acordo atual continue valendo até que se encerre todo o processo negocial.
O diretor alerta que a mudança em relação à garantia da vigência dos direitos previstos no acordo anterior poderá trazer dificuldades maiores nos processos de negociações coletivas. "Nossa categoria é exemplo de mobilização e está sempre pronta para as lutas. Entretanto, os bancos podem pressionar para que os trabalhadores aceitem qualquer acordo sob ameaça de não renovar a totalidade do acordo anterior. É fundamental fortalecer nossa unidade nacional para impedirmos a retirada de direitos duramente conquistados.
Outros pontos
O texto proposto contempla, ainda, o direito de acesso a informações relativas ao desempenho e à situação econômico-financeira do Santander, autonomia do processo negocial, atualização de data e valores do atual acordo, dentre outras demandas.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa: Promoção por Mérito é conquista e precisa ser paga em janeiro
- Trabalhadores voltam à mesa de negociação com os bancos nesta quinta-feira (30) para discutir cláusulas econômicas
- Mesa única de negociação: o escudo que salvou bancários do arrocho e agora volta a ser alvo dos bancos
- Representação dos empregados pede reunião com presidente da Caixa após notícias sobre atletas patrocinados
- COE cobra avanços em saúde e condições de trabalho na terceira negociação específica com o Santander
- COE entrega pauta específica ao Bradesco e reforça defesa do emprego e dos direitos dos bancários
- Terceira rodada de negociação com o Santander terá saúde como tema central nesta terça-feira (28)
- Dia Nacional de Luta: Sindicato intensifica mobilização em Catanduva para fortalecer campanha e defender direitos da categoria
- Quem faz a Caixa merece cuidado: em Dia Nacional de Luta, bancários de Catanduva cobram responsabilidade do banco com o Saúde Caixa
- Em Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, Sindicato faz alerta sobre o adoecimento da categoria bancária
- Clube dos Bancários conclui serviços de manutenção e reabre a partir desta terça-feira (28)
- CEBB denuncia metas abusivas e cobra solução definitiva para a Cassi em terceira rodada de negociação com o BB
- FGTS deve distribuir lucros entre os trabalhadores; valor será depositado em agosto
- Lei de Cotas faz 35 anos com apenas 1,27% dos postos de trabalho ocupados por pessoas com deficiência
- CEE/Caixa cobra novo PFG, novo PCS e critérios transparentes para o PSI