Banco é multado em R$ 1,1 milhão por não cumprir legislação de Defesa do Consumidor
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) determinou que o Santander pague uma multa de R$ 1,1 milhão por desrespeito a legislação de Defesa do Consumidor em Uberlândia. Entre 2006 e 2007, o Procon multou o banco espanhol por não afixar em suas agências informativos sobre situações nas quais o banco pode recusar pagamentos, boletos, cheques e fichas de compensação. O Santander pode recorrer da decisão.
De acordo com o TJ-MG, o banco deveria disponibilizar as informações em local visível, acompanhadas do telefone do Banco Central, o que não ocorria nas unidades de Uberlândia.
Em decisão de primeira instância, posteriormente mantida pelo TJ-MG, ficou demonstrado que além de desrespeitar a legislação de defesa do consumidos, o Santander infrigiu resolução do Banco Central, que determina quais informações devem estar visíveis ao consumidor nas agências.
No processo, o Santander não negou a infração. Apenas questionou os critérios utilizados para aplicação da multa.
MAIS NOTÍCIAS
- Mesmo com inflação desacelerando, BC escolhe penalizar população com juros em 15%
- Caixa responde ofício da Contraf-CUT e marca negociação com a CEE
- Dia da Visibilidade Trans: Sindicato reforça luta por respeito, dignidade e direitos em ano de Campanha Nacional
- BB anuncia mais de 1.100 novas funções comissionadas e mudanças no atendimento especializado
- Sindicato protesta contra fechamento de agência do Santander e denuncia exclusão financeira pelo banco em José Bonifácio
- COE do Santander cobra mais transparência em mesa sobre diversidade e segurança bancária
- Doenças afastaram 4,1 milhões de trabalhadores de suas funções em 2025
- Funcef detalha alternativas para resolver passivo previdenciário que atinge empregados da Caixa
- Aproveite as férias e o carnaval na Colônia da Afubesp, com desconto para sindicalizados!
- Mercado financeiro reduz para 4% projeção de inflação para 2026
- Sindicato parabeniza Contraf-CUT pelos 20 anos de conquistas!
- Vale-alimentação e vale-refeição: novas regras passam a valer a partir de fevereiro
- Promotor denuncia uso de fintechs pelo crime organizado e movimento sindical cobra maior regulação
- Dia Nacional do Aposentado reafirma luta por direitos, dignidade e valorização de quem construiu o país
- Santander abre inscrições para bolsas de estudos a funcionários ativos