14/03/2016
Pesadelo permanece nas agências digitais do Itaú; denuncie ao Sindicato
Resposta de e-mail não pode ultrapassar uma hora. Mensagens online e via SMS devem ser respondidas em até 15 minutos. Se o telefone tocar, é preciso atender no primeiro toque. Ir ao banheiro? Nem sempre pode. Assédio moral é rotina. A realidade de quem é contratado para ser gerente numa agência digital do Itaú é mais ou menos essa: “um trabalho insano”, como relatou uma bancária em contato com o Sindicato.
Com tanta pressão e assédio moral, os bancários denunciam, mas são induzidos a fazer isso no canal errado, ao ombudsman do Itaú. Segundo relatos, o funcionário tenta exercer de fato as funções de gerente de relacionamento, mas é cobrado por metas de vendedor de produtos por teleatendimento. Fragilizado e sob pressão, ele denuncia ao banco, é exposto, identificado, e a instituição financeira vira o jogo: a vítima, que é o trabalhador assediado, sofre retaliação por ter feito a denúncia.
O bancário de uma agência digital reforça a dificuldade de exercer a função de gerente: “Cliente de alta renda não quer falar sobre investimentos por telefone”.
A primeira coisa que deve ser feita diante do assédio e da pressão é a denúncia ao Sindicato. Só assim teremos como proteger a identidade do trabalhador, solicitar ao banco que reoriente o gestor e cobrar melhorias. O ombudsman é uma ferramenta não confiável para o bancário.
Com tanta pressão e assédio moral, os bancários denunciam, mas são induzidos a fazer isso no canal errado, ao ombudsman do Itaú. Segundo relatos, o funcionário tenta exercer de fato as funções de gerente de relacionamento, mas é cobrado por metas de vendedor de produtos por teleatendimento. Fragilizado e sob pressão, ele denuncia ao banco, é exposto, identificado, e a instituição financeira vira o jogo: a vítima, que é o trabalhador assediado, sofre retaliação por ter feito a denúncia.
O bancário de uma agência digital reforça a dificuldade de exercer a função de gerente: “Cliente de alta renda não quer falar sobre investimentos por telefone”.
A primeira coisa que deve ser feita diante do assédio e da pressão é a denúncia ao Sindicato. Só assim teremos como proteger a identidade do trabalhador, solicitar ao banco que reoriente o gestor e cobrar melhorias. O ombudsman é uma ferramenta não confiável para o bancário.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Representantes dos funcionários do Itaú entregarão pauta de reivindicações ao banco em 2 de julho
- Categoria bancária aprova minuta de reivindicações para a Campanha Nacional Unificada 2026
- Contraf-CUT entrega à Caixa minuta de reivindicações específicas dos empregados
- Banco do Brasil abonará horas dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo
- Entrega da minuta à Fenaban e Caravana da FETEC abrem a Campanha Nacional 2026
- Categoria bancária entrega minuta de reivindicações à Fenaban; Primeira negociação será dia 2 de julho
- Funcionários do Banco do Brasil entregam minuta de reivindicações à direção do banco
- Caravanas da FETEC-CUT/SP 2026 iniciam nesta quarta-feira (24)
- Em reunião com a Cassi, conselheiros do Economus cobram atendimento nas CliniCASSI
- Negando pedido do Sindicato, Caixa exigirá compensação das horas em jogos do Brasil na Copa
- Representantes dos funcionários do Santander entregam minuta de reivindicações ao banco após encontro nacional
- Fim da escala 6x1 enfrenta ofensiva de parlamentares ligados ao patronato
- CUSC segue sem resposta da Caixa e reforça cobrança por diálogo antes de reunião agendada
- Contraf-CUT lança revista inspirada em álbum da Copa e coloca em campo os desafios da categoria bancária
- Campanha Nacional dos Bancários 2026 terá identidade visual marcada por esperança, unidade e luta