01/10/2015
Mensagem interna do Santander desrespeita mobilização dos trabalhadores
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“A contingência da greve foi um sucesso, graças ao seu empenho e atitude em garantir um excelente atendimento ao cliente.” Assim é a mensagem que o Santander divulgou, via intranet, a todos os funcionários do Vila Santander, call center do banco que paralisou suas atividades na terça-feira (29), Dia Nacional de Luta. O ato foi contra a proposta apresentada pela Fenaban na última rodada da Campanha 2015. A mensagem termina com a seguinte saudação: “Juntos somos mais fortes”.
O comunicado do Santander é uma declaração explicita de sua interferência no movimento dos trabalhadores, através da indução do contingenciamento, e é um desrespeito à lei 7.783/89, chamada Lei de Greve. Ao enviar a nota, o banco acaba intimidando o bancário, que se sente constrangido por ter participado do movimento.
Diferente do quer fazer crer o banco, a adesão dos funcionários do call center ao Dia Nacional de Luta foi expressiva e mandou um claro recado: a proposta sem aumento real e que não chega nem perto de repor a inflação não será aceita pela categoria. A proposta da Fenaban é de 5,5% de reajuste, quando a inflação do período foi de 9,88% (INPC), o que representa perda de 4% para os bancários.
Exploração
O call center do Santander é o departamento do banco que paga os menores salários, e onde as condições de trabalho são muito ruins. Os funcionários sofrem com acúmulo de funções, com rígido controle de tempo para fazer tudo, sem treinamento ou suporte para atender determinadas demandas dos clientes e sendo pressionados o tempo todo a cumprir metas.
O comunicado do Santander é uma declaração explicita de sua interferência no movimento dos trabalhadores, através da indução do contingenciamento, e é um desrespeito à lei 7.783/89, chamada Lei de Greve. Ao enviar a nota, o banco acaba intimidando o bancário, que se sente constrangido por ter participado do movimento.
Diferente do quer fazer crer o banco, a adesão dos funcionários do call center ao Dia Nacional de Luta foi expressiva e mandou um claro recado: a proposta sem aumento real e que não chega nem perto de repor a inflação não será aceita pela categoria. A proposta da Fenaban é de 5,5% de reajuste, quando a inflação do período foi de 9,88% (INPC), o que representa perda de 4% para os bancários.
Exploração
O call center do Santander é o departamento do banco que paga os menores salários, e onde as condições de trabalho são muito ruins. Os funcionários sofrem com acúmulo de funções, com rígido controle de tempo para fazer tudo, sem treinamento ou suporte para atender determinadas demandas dos clientes e sendo pressionados o tempo todo a cumprir metas.
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