13/01/2015
Agência do Bradesco é a única de Catanduva que não possui biombo
Em 2014, o Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região denunciou a falta de biombos na bateria de caixas de duas agências bancárias de Catanduva: a do Bradesco e do HSBC. A cobrança, feita com base em uma Lei Municipal que obriga a instalação do dispositivo, deu resultados. Na mesma semana o HSBC instalou o biombo, entretanto, o Bradesco está até hoje sem o mecanismo considerado essencial para evitar assaltos e saidinhas de banco.“Os biombos garantem mais segurança, uma vez que a pessoa que está realizando uma operação, como um saque, tem total privacidade e assim não se torna um alvo fácil de assaltantes”, explica o diretor Júlio Mathias, também funcionário do Bradesco.
É LEI!
Catanduva possui, desde 2012, um Código de Postura Bancária, instituído por meio da Lei Municipal nº 5.292, que obriga a todas as agências do município a instalação de biombos que impossibilitam a visualização dos que realizam operações nos caixas. Além disso, outras normas como a obrigatoriedade da disponibilização de cadeira de rodas, guarda-volumes e acessibilidade aos portadores de deficiência física estão previstos no documento. “Além de o banco estar descumprindo a Lei, está, também, negligenciando a segurança dos clientes”, afirma Júlio.
O diretor ressalta que os dispositivos de segurança devem ser instalados em todos os bancos e que o Sindicato cobra para que todas as agências da base estejam devidamente regularizadas, independente de haver ou não leis que obrigam tais medidas. “Algumas cidades não possuem um Código de Postura Bancária como o de Catanduva, mas, ainda assim, nós cobramos para que as agências instalem os mecanismos de segurança, como portas giratórias com detectores de metais e biombos na bateria de caixas, afinal, esses dispositivos garantem maior segurança aos bancários e clientes”, enfatizou.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Últimos dias para adesão ao acordo entre Cassi e Contraf-CUT
- Banco do Brasil convoca reunião com representantes dos funcionários
- Bancários dominam ranking de categorias com mais afastamentos por saúde mental
- Sindicato reforça alerta do INSS para golpe da prova de vida
- Veja quanto você pode economizar com a isenção de IR se o Senado aprovar a nova Lei do IR
- Cooperativas e fintechs desafiam bancos com "concorrência desleal"
- ‘Bet da Caixa’ representa risco para a sociedade e causa preocupação
- Movimento sindical bancário debate relações de trabalho e sistema financeiro em encontro com sindicalistas chineses
- Dedução das contribuições extraordinárias no IRPF será julgada no STJ
- Diretoria do Sindicato participa de curso sobre Inovação Estratégica promovido pela Fetec-CUT/SP
- Dica cultural: Mostra COP30 na FatoFlix amplia debate do papel do Brasil na transição ecológica
- Quatro milhões de pessoas terão de fazer prova de vida no INSS
- Coordenadora da COE Itaú rebate declarações do presidente do banco sobre demissões em massa e defende trabalhadores injustiçados
- Bradesco encerra emissão de cheques para pessoas físicas e MEIs em dezembro
- 4ª Conferência Nacional LGBTQIA+ marca a retomada do orgulho e da esperança