04/08/2014

Novo Sipon inibe abusos de jornada na trabalho e passa a valer também para gerentes

A obrigatoriedade do registro de ponto eletrônico passou a vigorar nesta sexta-feira, 1º de agosto, também aos empregados da Caixa Econômica Federal ocupantes de função gerencial. A medida atende a uma antiga reivindicação dos bancários. Agora, apenas os gerentes gerais, os regionais e os superintendentes regionais não são obrigados a registrar o ponto.

“No antigo sistema o Sipon podia registrar o mesmo funcionário trabalhando em dois lugares diferentes, o que seria ilegal, pois possibilita o descumprimento da jornada de trabalho, além dos constantes abusos” afirma Antônio Júlio Gonçalves Neto, diretor do Sindicato e empregado da CEF. O diretor explica ainda como o sistema passa a funcionar: “Com a alteração, o sistema deverá “travar” após ser registrado o ponto e a senha do empregado, impossibilitando o registro em outra estação de trabalho”.

Fabiana Matheus, coordenadora da Comissão Executiva de Empregados (CEE/Caixa) e diretora de Administração e Finanças da Fenae, destaca a importância da implementação do sistema no combate aos abusos: "Para combater abusos é necessária a marcação correta no Sipon. Lutamos pelo cumprimento da jornada e por mais contratações. E que no caso de hora extra, o empregado receba por isso. Agora é hora de acompanhar a implementação da medida" e ressalta: "Os empregados devem denunciar aos sindicatos, caso sintam-se pressionados a cumprir jornadas extenuantes ou sem o devido pagamento" 
Fonte: Seeb Catanduva, com informações de Fenae

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS