05/03/2014
Caixa altera estatuto e permite posse de eleitos no Conselho de Administração
A Caixa Econômica Federal publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira 27 o texto com as alterações no estatuto da empresa que permitem a posse dos representantes dos empregados no Conselho de Administração, eleitos em segundo turno em dezembro do ano passado.Veja aqui a página do Diário Oficial com a alteração do estatuto da Caixa.
"Foi importante a pressão do movimento sindical e das entidades representativas dos empregados para forçar a Caixa a alterar o estatuto, encerrando mais uma etapa importante na luta dos trabalhadores para assegurar o seu espaço de representação no Conselho de Administração da empresa. Esperamos agora que a posse seja marcada o mais rápido possível", afirma Jair Pedro Ferreira, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa.
Na mais recente iniciativa para pressionar a Caixa e o governo a acelerarem esse processo, o conselheiro eleito Fernando Neiva e a diretora de Administração e Finanças da Fenae, Fabiana Matheus, se reuniram no dia 19 de fevereiro com José Lopez Feijóo, assessor especial da Secretaria-Geral da Presidência da República.
Neiva explicou a Feijóo ser fundamental a mudança no Estatuto da Caixa, uma vez que o artigo 11 do texto atual diz que só podem integrar o CA do banco aqueles que já ocuparam cargos gerenciais ou cargos relevantes em órgãos ou entidades da administração pública por no mínimo dois anos. "A proposta de alteração já foi encaminhada à Casa Civil pela Caixa", diz o conselheiro eleito.
Feijóo informou no encontro que a Caixa já havia encaminhado a alteração do estatuto à Casa Civil e que já estava acompanhando o processo, assegurando que iria intensificar esse monitoramento.
Conselheiros eleitos
Fernando Neiva (titular) e Rita Serrano (suplente) foram eleitos no início de dezembro de 2013 como representantes dos empregados no Conselho de Administração da Caixa. Ambos receberam, no segundo turno, 13.706 votos, 55,85% do total de votantes. No primeiro turno, em novembro, a vitória veio com 6.094 votos.
No dia 7 de fevereiro, os conselheiros eleitos protocolaram correspondência na qual cobraram de Jorge Hereda, presidente da Caixa, informações conclusivas sobre a data de nomeação e posse junto ao órgão máximo de decisão do banco.
Fonte: Contraf-CUT, com Fenae
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Live dos eleitos da Previ nesta quinta-feira (13) vai avaliar conjuntura econômica e desempenho dos planos
- Setor bancário elimina 8,8 mil postos de trabalho em 2025, apesar do avanço do emprego no país
- STJ decide que contribuição extraordinária para equacionamento é dedutível do Imposto de Renda
- Lucro do Banco Mercantil do Brasil cresce 34,8% e chega a R$ 737,6 milhões nos nove primeiros meses de 2025
- Carta de Fortaleza define agenda nacional de combate ao racismo e de promoção da inclusão no sistema financeiro
- Em Belém do Pará, trabalhadores participam de barqueada em ato por justiça climática
- Por Dentro do Sistema Financeiro: os novos bancarizados, do PIX à inteligência financeira popular
- Acordo Coletivo do Saúde Caixa é aprovado!
- EDITAL ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA DO BRADESCO - Ponto Eletrônico
- Mulheres recebem 21% menos que homens em mais de 54 mil empresas
- Bancários do Bradesco realizam assembleia virtual nesta sexta-feira (14). Participe!
- Sindicato Solidário se mobiliza para ajudar vítimas de tornado no Paraná
- Analise a minuta do ACT Saúde Caixa
- Eleições Cabesp: Escolher candidatos apoiados pelas associações e sindicatos é defender o Estatuto e seus direitos
- Fenae reforça diálogo com o governo sobre incorporação do reb ao novo plano