05/03/2014
Caixa altera estatuto e permite posse de eleitos no Conselho de Administração
A Caixa Econômica Federal publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira 27 o texto com as alterações no estatuto da empresa que permitem a posse dos representantes dos empregados no Conselho de Administração, eleitos em segundo turno em dezembro do ano passado.Veja aqui a página do Diário Oficial com a alteração do estatuto da Caixa.
"Foi importante a pressão do movimento sindical e das entidades representativas dos empregados para forçar a Caixa a alterar o estatuto, encerrando mais uma etapa importante na luta dos trabalhadores para assegurar o seu espaço de representação no Conselho de Administração da empresa. Esperamos agora que a posse seja marcada o mais rápido possível", afirma Jair Pedro Ferreira, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa.
Na mais recente iniciativa para pressionar a Caixa e o governo a acelerarem esse processo, o conselheiro eleito Fernando Neiva e a diretora de Administração e Finanças da Fenae, Fabiana Matheus, se reuniram no dia 19 de fevereiro com José Lopez Feijóo, assessor especial da Secretaria-Geral da Presidência da República.
Neiva explicou a Feijóo ser fundamental a mudança no Estatuto da Caixa, uma vez que o artigo 11 do texto atual diz que só podem integrar o CA do banco aqueles que já ocuparam cargos gerenciais ou cargos relevantes em órgãos ou entidades da administração pública por no mínimo dois anos. "A proposta de alteração já foi encaminhada à Casa Civil pela Caixa", diz o conselheiro eleito.
Feijóo informou no encontro que a Caixa já havia encaminhado a alteração do estatuto à Casa Civil e que já estava acompanhando o processo, assegurando que iria intensificar esse monitoramento.
Conselheiros eleitos
Fernando Neiva (titular) e Rita Serrano (suplente) foram eleitos no início de dezembro de 2013 como representantes dos empregados no Conselho de Administração da Caixa. Ambos receberam, no segundo turno, 13.706 votos, 55,85% do total de votantes. No primeiro turno, em novembro, a vitória veio com 6.094 votos.
No dia 7 de fevereiro, os conselheiros eleitos protocolaram correspondência na qual cobraram de Jorge Hereda, presidente da Caixa, informações conclusivas sobre a data de nomeação e posse junto ao órgão máximo de decisão do banco.
Fonte: Contraf-CUT, com Fenae
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Copom reduz Selic em 0,25 ponto, mas mantém juros elevados e críticas à política monetária
- Sindicato vai à luta contra metas abusivas e escancara realidade dos trabalhadores do Mercantil
- Sindicato debate campanha nacional e fortalece estratégias de luta com análise de conjuntura e mobilização da diretoria
- Pagamento do Super Caixa de 2025 e regras para 2026 frustram empregados. Apcef/SP e Sindicato cobram negociação dos critérios em mesa
- Itaú lucra bilhões, corta empregos e precariza atendimento: Sindicato vai às ruas e cobra responsabilidade social
- Dia Nacional de Luta no Bradesco: Sindicato vai às ruas contra demissões e abandono da população
- 2º turno da eleição para o CA da Caixa começa nesta quarta-feira (18). Vote Fabiana Uehara - 0001!
- Apoio ao fim da escala 6×1 cresce e chega a 71% dos brasileiros, diz Datafolha
- Contraf-CUT e Sindicatos lançam panfleto didático e interativo de como enfrentar atitudes tóxicas e de violência doméstica
- Eleições da Cassi começam nesta sexta-feira (13); associados podem votar por aplicativo, site e terminais do BB
- Mesmo com mercado de trabalho aquecido, bancos eliminam 8,9 mil postos em 2025; mulheres são mais afetadas
- Pela vida das mulheres: Sindicato mobiliza agências e reforça combate à violência de gênero
- Eleição para o CA da Caixa terá segundo turno. Apoio do Sindicato é para Fabi Uehara
- Resultado do ACT Saúde Caixa: manutenção de valores de mensalidades do plano em 2025 exigiu aporte de R$ 581 mi da Caixa
- Banesprev: vem aí um novo equacionamento de déficit para o Plano II