Itaú Unibanco continua no topo de reclamações
O Itaú Unibanco continua no topo do ranking mensal do Banco Central sobre as cinco instituições financeiras com mais reclamações de clientes, divulgado nesta segunda-feira 17. Em seguida vieram Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Federal e Santander. A lista leva em consideração somente os bancos com mais de 1 milhão de correntistas.
Ainda segundo dados do ranking, as queixas contra bancos em dezembro de 2010 tiveram alta de 52,65% na comparação com dezembro de 2009. No mês passado, foram 606 casos contra 397 registrados em dezembro do ano anterior.
Na comparação com novembro de 2010, o número de reclamações caiu 3%. Em novembro, as queixas contra instituições com mais de 1 milhão de clientes chegaram a 625.
Reclamações – Em 2010, os débitos não autorizados foram os campeões das reclamações contra todos os bancos do país – nesta lista também entram as queixas contra as instituições com menos de 1 milhão de clientes. Os débitos não autorizados estiveram na liderança das operações com mais queixas desde fevereiro, e em dezembro foram responsáveis por 132 das 882 reclamações procedentes contra os bancos, o que representou 15,64% do total. Ao longo de 2010, as reclamações sobre débitos não autorizados somaram 1.356.
Em dezembro, do total referente a esse tipo de reclamação, 46 foram contra o Banco do Brasil e 35 contra o Bradesco, em seguida estão o Itaú, com 27 reclamações, a Caixa Federal, com 14 queixas, o Santander, com 10, o HSBC, com 3, o Safra, com 2 e Citibank, com uma reclamação desse tipo.
O segundo lugar em reclamações ficou com Liquidação Antecipada – Restrição à Portabilidade – Crédito Consignado, com 109 ocorrências – ou 12,35% do total. Em terceiro, com 66 reclamações, ficou a Circular 3289, que trata sobre esclarecimentos incompletos ou incorretos, que representaram 7,48% do total de queixas.
Fonte: Sindicato dos Bancários de São Paulo
MAIS NOTÍCIAS
- Aprovada na Câmara, licença-paternidade de 20 dias é conquista histórica dos bancários
- Lucro do Itaú chega a R$ 34 bilhões enquanto milhares são demitidos
- Banco Central mantém a economia estrangulada com a Selic em 15%
- Abertas as inscrições para as eleições do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Senado aprova isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil
- Tecnologia, trabalho e ação sindical: desafios e caminhos possíveis
- Trabalhadores denunciam: BC atua como inimigo do país com a prática de juros altos
- Sindicato denuncia abusos do Santander no Dia Nacional de Luta e reafirma defesa dos bancários
- Participação dos trabalhadores na gestão das empresas é de interesse público
- Novas regras do saque-aniversário do FGTS entram em vigor
- Enquete da Câmara confirma rejeição da população à Reforma Administrativa
- Centrais Sindicais se reúnem com ministro Boulos para debater pautas da Classe Trabalhadora
- Trabalhadores vão às ruas, nesta terça-feira (4), para exigir queda na Selic
- Nota de Falecimento: Antônia Garcia de Freitas
- Bradesco segue demitindo enquanto lucro cresce 28,2%