Com assédio, Itaú Unibanco e HSBC tentam obrigar trabalhadores a furarem a greve
Os bancos não demonstram vontade alguma de negociar com os bancários, que se encontram em greve por melhores salários e condições de trabalho mais dignas. Em contrapartida, aparentam ter muita disposição na hora de intimidar, assediar e ameaçar trabalhadores que se encontram paralisados por livre e espontânea vontade.
Em Catanduva e região, gestores do Itaú Unibanco (AQUELE QUE NÃO TEM DINHEIRO PARA DAR AUMENTO AOS TRABALHADORES, MAS SE DÁ AO LUXO DE USAR HELICÓPTEROS PARA BURLAR A PARALISAÇÃO DA CATEGORIA) e do HSBC têm feito terrorismo com seus funcionários, na tentativa de obrigá-los a furar a greve. Trabalhadores têm recebido telefonemas repletos de ameaças.
Essa atitude, além de covarde, é criminosa, pois atenta contra os direitos básicos dos trabalhadores e cidadãos bancários. A greve é um direito garantido pela Constituição de 1988.
“Os gestores do Itaú e do HSBC estão usando de artifícios antidemocráticos, para tentar burlar a greve. Assédio moral não condiz com a democracia e, além do mais, é crime”, afirma o presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, Amarildo Davoli.
Ele lembra que a greve foi decidida em Assembleia, conforme determina a lei, com ampla participação da categoria. “Foram os trabalhadores que quiseram parar, para exigir melhores salários e condições mais dignas de trabalho”, diz Amarildo.
Na manhã desta sexta-feira, dia 8, diretores do Sindicato intensificaram os protestos contra a intransigência dos gestores terroristas. Uma manifestação com carro de som foi realizada em frente às agências do Itaú da praça da República e da rua Minas Gerais, para denunciar a toda população as práticas intimidatórias e antissindicais, postas em prática pelos gerentes contra seus funcionários.
Os diretores também realizaram protestos em frente ao HSBC da rua Brasil, após receberem denúncias de que a gerente da agência estaria pressionando os funcionários a retornarem ao trabalho.
O Sindicato não permitirá que esse tipo de intimidação ocorra. O fato de os gestores ocuparem um cargo superior na hierarquia de uma empresa não dá a eles aval para pisotearem as leis brasileiras, que condenam veementemente a prática do assédio moral.
Pressões, assédios, ameaças e intimidações devem ser imediatamente denunciados ao Sindicato, pelo telefone (17) 3522-2409, pelo email seebcat@bancariosdecatanduva.com.br ou pelo site, www.bancariosdecatanduva.com.br, na seção Denuncie.
Fonte: Seeb Catanduva
MAIS NOTÍCIAS
- NOTA: Em defesa da soberania nacional e contra taxação intervencionista dos EUA
- Sindicato vai às ruas por justiça tributária, fim da escala 6x1 e pela soberania nacional
- COE do Mercantil cobra redução na meta para recebimento da PLR própria
- Conquista dos sindicatos no ACT, Banco do Brasil anuncia ampliação do trabalho remoto
- Coletivo Nacional de Segurança Bancária alinha propostas para negociação com a Fenaban e prepara seminário nacional
- Hoje (10) é dia de ir às ruas exigir a taxação dos super-ricos! Sindicato marca presença em ato em São Paulo
- SuperCaixa: Novo programa da Caixa acirra clima competitivo, desinforma os empregados e ignora riscos à saúde mental
- Contratação de mais um ex-BC pelo Nubank expõe relação de interesse entre agentes reguladores e fintechs
- Dia Nacional de Luta: Sindicato denuncia fechamento de agências, demissões e adoecimento no Itaú
- Luta por trabalho digno e justiça fiscal ganha destaque na fachada do Sindicato
- Negociações sobre ACT do Saúde Caixa começam ainda neste mês
- Últimos dias para bancários e bancárias se inscreverem no 2º Festival de Música Autoral da Contraf-CUT
- SuperCaixa, problemas no VPN e Saúde Caixa foram pauta em reunião com a Caixa
- Ataque cibernético sofisticado coloca em xeque a credibilidade do sistema financeiro
- Conferência nacional marca novo momento de escuta e valorização de aposentadas e aposentados do ramo financeiro