08/08/2025
Bancários do Santander aprovam propostas e estratégias de luta para o Encontro Nacional
Bancários e bancárias do Santander lotados no estado de São Paulo reuniram-se na última quinta-feira (7), na sede da Fetec-CUT/SP, para debater os desafios enfrentados pelos trabalhadores do banco e para definir as propostas que serão apresentadas no Encontro Nacional dos Bancários do Santander, que será realizado em 22 de agosto.
O Encontro Estadual dos Bancários do Santander teve início com falas de abertura de Wanessa de Queiroz, coordenadora da Comissão de Organização de Empresa (COE Santander); de Ana Lúcia Ramos, secretária-geral da Fetec-CUT/SP; e dos membros do Coletivo Santander Estadual da Fetec-CUT/SP.
Na sequência, foi realizada análise de conjuntura com Mariel Angeli, economista e supervisora do escritório regional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) do Distrito Federal.
O Encontro Estadual dos Bancários do Santander teve início com falas de abertura de Wanessa de Queiroz, coordenadora da Comissão de Organização de Empresa (COE Santander); de Ana Lúcia Ramos, secretária-geral da Fetec-CUT/SP; e dos membros do Coletivo Santander Estadual da Fetec-CUT/SP.
Na sequência, foi realizada análise de conjuntura com Mariel Angeli, economista e supervisora do escritório regional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) do Distrito Federal.

Na parte da tarde, Rosângela Vieira, economista e técnica do Dieese, apresentou uma análise dos dados do Santander, como fechamento de agências, cortes de postos de trabalho e impactos da inteligência artificial no trabalho bancário.
Em seguida, Wanessa de Queiroz fez um resgate das ações do movimento sindical e sobre a Campanha Nacional do Santander e seus desdobramentos em todo país.
O encontro se encerrou com a sistematização das resoluções dos encontros locais e debates para as resoluções nacionais.
“Os trabalhadores do Santander têm sofrido psicologicamente com o fechamento das agências bancárias; com os impactos do avanço da tecnologia nos empregos e nas relações de trabalho; pela estrutura organizacional focada no cumprimento de metas abusivas, que vem causando uma epidemia de adoecimentos mentais; dentre outros. Um cenário que exige organização. E neste contexto, os encontros em nível estadual e nacional auxiliarão os trabalhadores a definirem respostas para esses ataques”, diz Wanessa de Queiroz.

No espaço aberto para intervenções, o secretário-geral do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, Júlio César Trigo, expôs com firmeza a dura realidade enfrentada pelos trabalhadores do banco, especialmente nas cidades do interior. "Com o fechamento de agências, cortes de postos de trabalho e a pressão constante por metas abusivas, o banco vem promovendo um verdadeiro desmonte da rede, afetando diretamente bancários e a população que depende dos serviços", denunciou.

O dirigente reforçou que é urgente ampliar a mobilização e cobrar do Santander respeito com seus funcionários e compromisso com as comunidades atendidas. "A política de enxugamento e precarização precisa ser enfrentada com unidade e resistência. E estamos lado a lado com a categoria para barrar os retrocessos e defender direitos!", concluiu Trigo.
A etapa seguinte ao encontro estadual será o Encontro Nacional dos Bancários do Santander, que será realizado no dia 22 de agosto, mesma data do primeiro dia da 27ª Conferência Nacional dos Bancários, que segue até o dia 24 de agosto. Anteriormente, no dia 16 de agosto, será realizada a 27ª Conferência Estadual dos Bancários.
Os encontros e a conferência serão realizados mesmo sem que haja Campanha Nacional dos Bancários este ano, já que o acordo coletivo dos funcionários do Santander e a Convenção Coletiva de Trabalho são válidos até 31 de agosto de 2026.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Nota de Solidariedade da CUT às Centrais Sindicais da Argentina
- AGO judicializada acarreta em mudança na orientação de voto das entidades
- AGO: Presidente da Cabesp faz manobra descabida, confronta Estatuto, e impede voto sobre prestação de contas
- Nova NR-1 passa a valer em maio; mudança é avanço, mas erra ao não prever participação dos trabalhadores
- Fique atento ao horário especial de funcionamento do Sindicato no Carnaval
- Sindicato, empregados e demais entidades sindicais apoiam candidatura de Fabiana Uehara para o CA da Caixa
- Conquista do Sindicato: Mais 310 mulheres se formam com bolsas do projeto Mais Mulheres na TI
- PLR do Bradesco será paga no dia 27 de fevereiro
- Banco Mercantil pagará segunda parcela da PLR no dia 4 de março
- Confira como vão funcionar os bancos durante o carnaval
- ContrafCast aborda os impactos positivos da isenção do Imposto de Renda sobre o PIB
- Atendendo a pedido dos Sindicatos, Banco do Brasil antecipa pagamento da PLR para 3 de março
- Cobranças levam Caixa a corrigir distorções no Super Caixa
- COE Bradesco solicita o pagamento do PRB e banco nega
- Fim da escala 6x1 avança na Câmara e reforça pauta histórica do Sindicato