23/07/2025

Itaú anuncia substituição de gerentes por Inteligência Artificial

O Itaú Unibanco anunciou o lançamento do Itaú Emps, seu novo aplicativo para empresas. Com o novo modelo, o banco pretende eliminar os gerentes e oferecer uma solução baseada em autosserviço, com foco na autonomia do cliente.

A plataforma digital utiliza Inteligência Artificial Generativa (GenAI) para atender micro e pequenos empreendedores. O aplicativo, que vem sendo desenvolvido há dois anos, é voltado a pequenos negócios e profissionais autônomos com faturamento anual entre R$ 200 mil e R$ 3 milhões.

A notícia foi divulgada na última segunda-feira (21), dias antes da negociação coletiva sobre novas tecnologias como IA e atividades bancárias, que ocorrerá no dia 28 de julho entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban.

“Vamos apresentar propostas sobre o tema, porque nós queremos uma transição justa para o modelo de inteligência artificial que garanta o emprego bancário, o respeito ao meio ambiente, leve em consideração a redução da emissão de carbono e garanta que no futuro a humanidade tenha trabalho decente e possa se beneficiar dos ganhos da produtividade do trabalho”, afirma Neiva Ribeiro, uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários.

A IA Generativa do Itaú Emps surgiu para apoiar o empreendedor na tomada de decisão financeira. A tecnologia analisa os dados transacionais e fornece recomendações sobre custos, receitas, fluxo de caixa e crédito.

"Estamos atentos às mudanças anunciadas pelo Itaú e seguimos acompanhando cada etapa dessa transição e das negociações, com o firme propósito de preservar os empregos e defender os direitos dos trabalhadores. Entendemos que o avanço tecnológico é inevitável, mas ele não pode ser sinônimo de exclusão ou precarização. A tecnologia deve ser uma ferramenta a serviço da sociedade — e não mais um mecanismo para extinguir postos de trabalho e ampliar lucros às custas da categoria", reforçou o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Ricardo Jorge Nassar Jr.

 
Fonte: Seeb SP, com edição de Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS