06/08/2024
Sindicato protesta contra fechamento de agência do Itaú em Ibirá
Na manhã desta terça-feira (6), Dia Nacional de Luta pela valorização da categoria bancária, o Sindicato dos Bancários de Catanduva e região foi às ruas também em defesa do emprego. Diretores da entidade mobilizaram um protesto contra o fechamento da agência 8080 do Banco Itaú, situada na Av. Adriano Pinho Maia nº 390, em Ibirá (SP), previsto para o dia 4 de setembro.
Com um lucro excedendo os R$ 35 bilhões em 2023, as razões para o encerramento das atividades desta agência e de outras 137 unidades em todos o país, segundo comunicado do banco, são questionáveis, como destacou o diretor do Sindicato, Ricardo Jorge Nassar Jr.
“É inconcebível que, em meio a um cenário de lucros astronômicos, o Itaú ignore completamente sua responsabilidade social. Enquanto a empresa comemora seus ganhos recordes, milhares de famílias enfrentam incertezas e dificuldades financeiras em decorrência de fechamento de postos de trabalho e consequentes demissões. A agência de Ibirá, por exemplo, emprega não somente bancários, mas também seguranças, faxineiras, além de pessoal terceirizado responsável pela manutenção dos equipamentos, como computadores e aparelhos de ar condicionado. Todos perdem com esta política de gestão na qual as prioridades são distorcidas, em que o lucro é valorizado em detrimento dos trabalhadores, clientes e população em geral”, denuncia Nassar.
Com um lucro excedendo os R$ 35 bilhões em 2023, as razões para o encerramento das atividades desta agência e de outras 137 unidades em todos o país, segundo comunicado do banco, são questionáveis, como destacou o diretor do Sindicato, Ricardo Jorge Nassar Jr.
“É inconcebível que, em meio a um cenário de lucros astronômicos, o Itaú ignore completamente sua responsabilidade social. Enquanto a empresa comemora seus ganhos recordes, milhares de famílias enfrentam incertezas e dificuldades financeiras em decorrência de fechamento de postos de trabalho e consequentes demissões. A agência de Ibirá, por exemplo, emprega não somente bancários, mas também seguranças, faxineiras, além de pessoal terceirizado responsável pela manutenção dos equipamentos, como computadores e aparelhos de ar condicionado. Todos perdem com esta política de gestão na qual as prioridades são distorcidas, em que o lucro é valorizado em detrimento dos trabalhadores, clientes e população em geral”, denuncia Nassar.

O dirigente acrescenta que, além das terceirizações - que estão eliminando postos de trabalho exclusivamente bancários, o Itaú vem promovendo a automação de serviços e processos internos de algumas áreas, medida que também tem sido usada como justificativa para o banco fechar agências físicas e demitir seus trabalhadores.
"Os depoimentos de funcionários comprovam que a realidade nos locais de trabalho é muito diferente da propagada nos comerciais do banco. Em um contexto de reestruturação e digitalização dos serviços prestados, que gera cada dia mais pressão por conta das metas abusivas, os trabalhadores estão sendo massacrados, adoecendo e sendo descartados como nada depois de anos de dedicação à instituição. Clientes são empurrados para o atendimento digital e, aqueles que não são familiarizados com a tecnologia ou não possuem acesso, precisam se locomover por quilômetros até a agência mais próxima. No caso de Ibirá, por exemplo, as centenas de aposentados que recebem seus benefícios no banco terão de percorrer mais de 30 km de distância. Quem paga as taxas bancárias também merece respeito!", destacou Nassar.

Além do protesto, uma carta de repúdio foi encaminhada ao banco reforçando a indignação dos trabalhadores, do movimento sindical e da população, reivindicando ainda a realocação de todos os funcionários. O Sindicato seguirá acompanhando todo o processo para garantir que nenhum bancário da unidade seja prejudicado.
“Reforçamos a orientação a todos trabalhadores para denunciarem imediatamente ao Sindicato em caso de demissão ou qualquer outro abuso. É muito importante que os bancários nos mantenham informados para que possamos tomar todas as medidas cabíveis em prol da preservação dos empregos, de melhores condições de trabalho e dos direitos da categoria. O Sindicato está na luta com você!", acrescentou Júlio Trigo, secretário geral do Sindicato.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Caravanas da FETEC-CUT/SP 2026 iniciam nesta quarta-feira (24)
- Em reunião com a Cassi, conselheiros do Economus cobram atendimento nas CliniCASSI
- Negando pedido do Sindicato, Caixa exigirá compensação das horas em jogos do Brasil na Copa
- Representantes dos funcionários do Santander entregam minuta de reivindicações ao banco após encontro nacional
- Fim da escala 6x1 enfrenta ofensiva de parlamentares ligados ao patronato
- Contraf-CUT lança revista inspirada em álbum da Copa e coloca em campo os desafios da categoria bancária
- CUSC segue sem resposta da Caixa e reforça cobrança por diálogo antes de reunião agendada
- Campanha Nacional dos Bancários 2026 terá identidade visual marcada por esperança, unidade e luta
- 28ª Conferência Nacional dos Bancários aprova pauta e define eixos de lutas da Campanha Nacional Unificada
- Pelos bancários e pelo Brasil! Está aberta a 28ª Conferência Nacional dos Bancários
- Consulta Nacional dos Bancários 2026 mostra força da categoria e aponta prioridades para a Campanha Nacional
- Conjuntura internacional, guerra tecnológica e desafios do desenvolvimento pautam segundo dia da 28ª Conferência Nacional dos Bancários
- Categoria debate sobre estratégia de comunicação e organização durante 28ª Conferência Nacional dos Bancários
- Lucros recordes do sistema financeiro e endividamento das famílias marcam os desafios da campanha salarial 2026
- 41º Conecef aprova plano de lutas e reivindicações das empregadas e empregados da Caixa