25/10/2023
Movimento sindical faz releitura de comercial do Itaú e revela realidade dos bancários
.png)
Nas últimas semanas está sendo veiculado nos meios de comunicação um comercial do Itaú que relança o segmento Uniclass, tendo feito bastante sucesso por incluir o ator americano Sylvester Stallone e o apresentador Marcos Mion. Na peça principal, Mion sobe as escadarias que foram cenário do filme Rocky Balboa e narra suas conquistas, enquanto Stallone valida sua trajetória e o incentiva a seguir em frente, “keep going”.
Na terça-feira (24), o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região lançou uma releitura dessa publicidade (assista abaixo) em que expõe a dura realidade dos trabalhadores do Itaú, que são submetidos a condições mentalmente insalubres, onde o assédio moral pelo cumprimento de metas inalcançáveis está fazendo com que dezenas de trabalhadores se afastem por acidentes de trabalho relacionados a doenças mentais.
Na terça-feira (24), o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região lançou uma releitura dessa publicidade (assista abaixo) em que expõe a dura realidade dos trabalhadores do Itaú, que são submetidos a condições mentalmente insalubres, onde o assédio moral pelo cumprimento de metas inalcançáveis está fazendo com que dezenas de trabalhadores se afastem por acidentes de trabalho relacionados a doenças mentais.
No vídeo, um gestor trilha o caminho em direção a se tornar um grande assediador, contando seus relatos de assédio e tem seu comportamento validado pela cadeia hierárquica que está acima dele.
A dificuldade de trabalhar no Itaú se reflete em dois indicadores observados pelas entidades representativas: a quantidade de denúncias por assédio moral e o número de bancários que precisam de afastamento pelo INSS.
Nas reuniões entre entidades sindicais e o RH, os argumentos do banco consistem em individualizar as condutas de gestores eventualmente assediadores e o tema “assédio moral organizacional” tem dificuldade de avançar nas mesas de negociação, pois o banco não admite sua existência.
"O vídeo se faz tão necessário, porque ilustra o que de fato é enfrentado pelos bancários nas agências. É preciso que a população também conheça essa realidade e pressione conosco por mudanças. A Violência Organizacional está instalada no banco há décadas, porém os programas de remuneração, juntamente com os de avaliação, têm deixado os empregados cada vez mais sobrecarregados e temerosos. As metas são abusivas e muitas vezes contribuem para o aumento da discriminação, conflitos entre os próprios trabalhadores e o assédio moral. O Itaú precisa entender que a saúde é um direito inalienável. E é, para nós, inadmissível é que o bancário perca o emprego e a saúde por conta de um modelo de gestão que o massacra", ressalta o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Ricardo Jorge Nassar Jr.
A luta do movimento sindical é por espaços saudáveis de trabalho. É para que não normalizemos as conversas no cafezinho sobre o uso de medicamentos tarja preta para suportar o peso das metas. Queremos o Itaú que o banco vende no LinkedIn!
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Movimento sindical consegue suspender por 30 dias demissão de telefonistas na Caixa; negociações continuarão
- Contraf-CUT lança linha do tempo de conquistas da categoria bancária
- CEE/Caixa inicia debate sobre calendário para o 40º Conecef
- 1º de maio: trabalhadores mobilizados por justiça tributária e redução da jornada!
- Desemprego entre jovens cai pela metade entre 2019 e 2024
- Pesquisa mostra piora na saúde mental dos empregados da Caixa em 2024
- Veja a íntegra da Pauta da Classe Trabalhadora
- Comando dos Bancários aprova Consulta Nacional à categoria
- CUT e demais centrais entregam ao Presidente Lula a pauta da classe trabalhadora
- Bancários de Catanduva e região participam da Marcha da Classe Trabalhadora, em Brasília
- Representantes dos empregados cobram explicação da Caixa sobre desligamento de telefonistas
- Comando Nacional dos Bancários debate pautas da Marcha da Classe Trabalhadora
- Presidente Lula sanciona leis para proteção de direitos das mulheres
- 28 de abril: Sindicato reforça luta por saúde e segurança no trabalho
- Itaú apresenta proposta de PCR com reajuste de 6,25% e ROE de 22,1%