24/10/2023

Festa dos Bancários celebra também os 60 anos do Sindicato

Neste ano, o Sindicato dos Bancários de Catanduva e região completa 60 anos e alguns dos fatos mais marcantes dessas seis décadas de trajetória da entidade confundem-se com a história do país, como a luta pelo fortalecimento da democracia, por inclusão social e pela ampliação de direitos à classe trabalhadora.

Em 1963, nascia a Associação Profissional dos Bancários de Catanduva. Em 11 de janeiro do ano seguinte ocorreu a transformação da Associação em Sindicato, uma entidade cujo modelo de atuação era subserviente e sem combatividade, com postura paternalista no modo de lidar com a insatisfação do trabalhador.

Descontentes com a forma de atuação e inoperância da diretoria daquela época, um grupo de bancários, inicialmente formado no Banespa e financiado pelos próprios colegas banespianos, encabeçado por Francisco Antonio Cinquaroli Bellíssimo (Chico Bello), inicia um movimento de oposição com a proposta de um novo Sindicato, no qual transparência e democracia seriam palavras de ordem, assim como a participação dos bancários nas decisões.

No dia 7 de outubro de 1986, a Chapa presidida por Chico Bello é aclamada vencedora das eleições do Sindicato e assume a direção da entidade, modificando completamente sua atuação de um Sindicato sem enfrentamento para um Sindicato Cidadão, que elegeu a comunicação como um dos instrumentos de luta.

Chico Belo foi presidente durante 3 mandatos, de 1986 até 1995, quando o grupo deu continuidade aos trabalhos, com um novo estatuto que democratizou a entidade, garantindo a renovação da sua diretoria a cada quadriênio.

Já como Sindicato Cidadão, além da defesa dos direitos da categoria bancária e da luta por melhores condições de trabalho e remuneração, a entidade passou a cumprir um papel social, propondo políticas públicas geradoras de empregos e participando de todos os setores da sociedade.

Teve participação fundamental na elaboração da Constituição Federal de 1988, lei fundamental e suprema do Brasil, ao promover o recolhimento de centenas de assinaturas para apoio a várias emendas aprovadas. Também ganhou destaque pela participação em fatos históricos e decisivos para o fortalecimento da democracia e rumos do país, episódios que permitiram à sociedade poder se expressar além de votar para presidente, como as “Diretas Já”, em 1985, e o “Fora Collor”, em 1992.

Colaborou, ainda, na elaboração da Lei Orgânica Municipal de Catanduva, com destaque para a proposta de políticas públicas em defesa do meio ambiente, conquistando em parceria com o apoio do Sindicato do Comércio a sua aprovação.

Além disso, participou da criação de sindicatos de outras categorias ainda não representadas em Catanduva e entorno, como o Sindicato dos Comerciários e dos trabalhadores da Alimentação, e atua de forma solidária também em conselhos municipais e demais fóruns locais.

Nos últimos anos, fez-se presente em diversos outros momentos marcantes da história, lutando contra a instalação de um presídio no município de Catanduva, promovendo debates em sua sede e uma assembleia pública, realizada na Praça da República, que reuniu mais de cinco mil pessoas. Atuou ainda contra as reformas trabalhista e previdenciária, contra terceirização, pela garantia de saúde e vacina para todos durante a maior crise sanitária mundial – a pandemia de Covid-19, em defesa do Estado Democrático de Direito ameaçado por forças golpistas, na guerra contra as fake news...

Ainda como Sindicato Cidadão, foi protagonista de diversas atividades sociais, como o projeto Natal Solidário, com a distribuição de brinquedos para crianças carentes do município de Catanduva e região; Campanha para doação de sangue; Campanha União Solidária, com  doação de alimentos arrecadados para famílias carentes durante a pandemia; Campanhas de Agasalho; projeto Sindicato Solidário, com apoio às demais campanhas humanitárias de arrecadação e distribuição de alimento, água, roupa e material de higiene; entre outras.

“Resgatar a história da instituição é uma forma de fortalecer ainda mais a categoria bancária para enfrentar os desafios dos próximos anos, sempre com compromisso com os interesses da classe trabalhadora e da sociedade, com a defesa da liberdade e da democracia”, ressalta Chico Bello.

E a nossa força vem de cada bancário sindicalizado! Por isso a importância de fazer parte, participando também das ações propostas por nossa entidade. Além das vantagens materiais, por meio de acordos salariais, processos jurídicos, convênios, Clube dos Bancários, cursos gratuitos, sorteios de prêmios e outros, você contribui diretamente para ampliar a representatividade da categoria, garantido respeito e conquistas.

“Nesses 60 anos, a gente foi diversificando a forma de lutar, de agir, de enfrentar governos ditadores, de sentar à mesa e negociar direitos, que somente foram possíveis e preservados através da força e resistência dos trabalhadores organizados em uma entidade que sempre esteve na linha de frente contra a precarização das condições de trabalho. Portanto, os 60 anos do Sindicato é uma data que deve ser celebrada, pois é uma história de dedicação constante e trabalho sério. Parabéns aos bancários e bancárias que fazem o Sindicato. Existimos por e para vocês”, completa o presidente da entidade, Roberto Vicentim.
Fonte: Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS