30/10/2020
Caixa vai rever aumento de metas do Conquiste, após reivindicação da CEE
.jpg)
Empregados da Caixa foram pegos de surpresa na quinta-feira (29). A informação que circulou nas agências dava conta do aumento de 200% da meta na maior parte dos produtos e indicadores no Conquiste, o sistema de mensuração e acompanhamento de resultados do banco.
O assunto chegou à Comissão Executiva dos Empregados (CEE), que representa o Sindicato nas negociações com o banco, e, em contato com a vice-presidência Rede de Varejo (Vired), solicitou o reprocessamento das metas para os valores anteriores. A ação será feira pela Controladoria do banco no Conquiste e o assunto será debatido adequadamente com a Rede.
"Nesse cenário de pandemia, se 100% já está difícil de atingir, imagine 200%. Reafirmamos que os empregados estão cansados e a cobrança de metas piora a situação. O que nós reivindicamos é que essas ações sejam negociadas com os trabalhadores. Não somos contra as metas, mas contra as que são abusivas e a forma indecente que são feitas as cobranças", explicou a coordenadora da Comissão, Fabiana Uehara Proscholdt.
Para o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Antônio Júlio Gonçalves Neto, a Caixa deveria ter mais sensibilidade para com os seus empregados. "O banco trata as metas como se estivéssemos em situação de normalidade e não em meio a uma pandemia. Os empregados já estão bastante desgastados com o atendimento para a população, em especial devido ao auxílio emergencial, que é bastante esgotante e paralelo a isso ainda tem o medo de serem contaminados e de contaminarem os seus familiares. Não vamos aceitar que a gestão do banco e este governo coloquem o lucro na frente das vidas. É cruel e desumano!", avaliou.
Metas abusivas
A cobrança de metas na Caixa tem sido debatida desde o início da pandemia. Com parte dos trabalhadores em home office e outros atuando no pagamento do auxílio emergencial e do FGTS emergencial, a Caixa continuou com as cobranças, mesmo com o indicativo da diretoria de que isso não seria feito.
No início do mês de outubro, a direção da Caixa aumentou em R$ 2 milhões a meta de consignado do INSS em algumas agências. Os empregados, já estão exaustos, estão sendo cobrados para que cumpram mais de 120% das metas de venda de produtos. Em outro exemplo, as metas para o crédito consignado foram desmembradas, com a separação entre servidores públicos e aposentados.
Ainda na Campanha Salarial de 2020, a CEE/Caixa reforçou a reivindicação à direção da Caixa para deixar de cobrar as metas enquanto perdurar a pandemia.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Chapa 2 – Previ para os Associados, apoiada pelo Sindicato, vence eleição e assume mandato 2026/2030 na Previ
- Em reunião com banco, COE Itaú cobra cumprimento do acordo coletivo e debate mudanças organizacionais no GERA
- Fim da escala 6x1 será a principal bandeira dos sindicatos neste 1º de Maio
- Santander propõe acordo que retira direitos e Sindicato orienta bancários a não assinar
- Juros cobrados pelos bancos colaboram para o aumento do endividamento das famílias
- Movimento sindical cobra resposta da Caixa sobre melhorias em mecanismos de proteção a vítimas de violência
- 28 de abril marca luta pela saúde no trabalho e memória das vítimas de acidentes e doenças ocupacionais
- Contraf-CUT lança cartilha sobre riscos psicossociais e reforça debate sobre saúde mental no trabalho bancário
- Em reunião com presidente do banco, movimento sindical cobra transparência e revisão de critérios do Bônus Caixa e Super Caixa
- Santander inicia campanha de vacinação contra a gripe para funcionários a partir desta segunda-feira (27)
- Bradesco inicia campanha de vacinação contra a gripe nesta segunda-feira (27)
- Movimento sindical denuncia manobra para desfigurar PEC do fim da escala 6x1
- É conquista! Itaú inicia vacinação contra a gripe na segunda-feira (27)
- União sindical em ação: Diretor e presidente do Sindicato participam como mesários de eleição no SEEB Jundiaí
- 74% dos clientes brasileiros preferem agências físicas para serviços complexos