18/04/2019
Bancários respondem à Consulta Nacional; levantamento será realizado entre abril e maio
.jpg)
Bancárias e bancários de todo o país vão responder ao questionário da Consulta Nacional. As respostas contribuirão com a definição das ações da categoria até que se inicie a próxima Campanha Nacional dos Bancários, em 2020.
“É fundamental que toda a categoria se envolva e responda ao questionário, para que a pesquisa retrate com maior precisão a posição dos bancários e bancárias de todo o território nacional referente aos temas tratados”, ponderou a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, que é também coordenadora do Comando Nacional dos Bancários, entidade que aglutina quase a totalidade dos sindicatos e federações de bancários das mais diferentes correntes políticas que atuam no movimento sindical bancário.
Os dirigentes estão em contato com a categoria durante todo o ano. Mas, a Consulta é o momento de escutá-la oficialmente. Por isso, os bancários precisam responder à Consulta com conhecimento de causa, com consciência.
Como em 2018 a categoria firmou acordo que garante a manutenção de todos os direitos previstos na sua Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e aumento real para os salários, vales refeição e alimentação e demais cláusulas econômicas, neste ano a categoria ajudará a definir as prioridades da atuação do movimento. Por isso, além de responder questões referente aos bancos públicos e saúde e condições de trabalho, as questões buscam captar a opinião da categoria sobre a reforma da Previdência. “É importante ter conhecimento da posição do bancário sobre este tema que afetará todos os trabalhadores, seja de empresas públicas ou privadas”, completou Juvandia.
O formulário será distribuído pelos dirigentes do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região nas agências que compõem a base territorial da entidade. O levantamento será realizado durante os meses de abril e maio.
Ao final, sindicatos e federações de todo o país vão tabular as informações e enviar para a Contraf-CUT, que juntará os dados de todo o Brasil. O resultado será divulgado durante a Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada de 2 a 4 de agosto, em São Paulo.
"A opinião de bancárias e bancários é fundamental para que o Sindicato possa saber mais sobre a categoria. A consulta possibilitará ouvir a base para a definição das metas e estratégias de luta sobre as questões mais importantes para os trabalhadores", reforça o diretor do Sindicato Carlos Alberto Moretto.
Reforma da Previdência
Para contribuir com o debate e a reflexão da categoria, a Contraf-CUT produziu uma cartilha de bolso sobre a reforma da Previdência. De uma forma simples e didática o material explica os principais pontos da proposta do governo, que pretende dificultar o acesso e reduzir os valores da aposentadoria.
> Clique aqui para ter acesso ao material.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Conferência Livre de Mulheres do Ramo Financeiro elegeu representantes que defenderão propostas da categoria por igualdade salarial
- Inscrições para Comissões de Diversidade da Caixa vão até 23 de julho
- Movimento sindical denuncia Santander à CVM por possíveis irregularidades contábeis
- Banesprev: Mais um capítulo de luta e resistência contra a retirada de patrocínio
- Câmara aprova PL da Devastação. Veja quais são os riscos que o Brasil corre
- Procon é acionado contra Itaú para garantir plano de saúde a aposentados
- Comissão da Câmara aprova projeto que isenta de IR quem ganha até R$ 5 mil
- Conferência Livre de Mulheres da FETEC-CUT/SP vai debater ‘’Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão’’. Veja como se inscrever!
- Encontro Estadual da Fetec-CUT/SP: empregados da Caixa debatem propostas e escolhem representantes para o Conecef
- Em mesa de negociação, empregados reivindicam reajuste zero para o Saúde Caixa
- Com participação do Sindicato, é realizada a primeira reunião do Comitê de Credenciamento e Descredenciamento SP Interior do Saúde Caixa
- Desequilíbrio tributário faz governo perder R$ 200 bilhões anuais
- Conferência Livre de Mulheres no Ramo Financeiro acontece nesta quinta-feira (17); ainda é possível inscrever-se!
- Sindifisco propõe mudanças no projeto de isenção de IR para quem ganha menos
- Se tem direitos, tem Sindicato: dada à largada na Campanha de Sindicalização 2025!