Pesquisa deixa bancários preocupados; Entidades questionam intenção do banco
O Itaú contratou uma empresa terceirizada para fazer pesquisa sobre ética com os funcionários. Alguns trabalhadores já responderam ao questionário que é aplicado via notebook em uma sala separada. Leva cerca de duas horas para responder.
Representantes dos trabalhadores já procuraram o departamento de relações sindicais do banco para saber do que trata essa pesquisa e qual a intenção do Itaú.
De acordo com informações repassadas pelos trabalhadores, são feitas algumas perguntas pessoais e outras relacionadas a atitudes no trabalho. É questionado até o patrimônio dos bancários, casa, carro etc.
“Os bancários relatam que o processo ocorrerá para todos os níveis, de diretor até analista, e que o intuito da pesquisa é avaliar se o banco precisa mudar alguma política, quão aderentes estão os trabalhadores”, relata Fábio Pereira, dirigente sindical. “Já entramos em contato com o Itaú. Queremos saber o que o banco quer com essa pesquisa e deixar claro que não vamos aceitar que os bancários sejam intimidados ou pressionados.”
O dirigente observa que os trabalhadores devem tomar cuidado com as respostas e lembra as dificuldades já enfrentadas com outra pesquisa: o Fale Francamente. “Alertamos que falar francamente no Itaú pode trazer prejuízos. Por isso estamos cobrando do banco que explique exatamente o que quer com essa pesquisa, para que possamos orientar melhor os bancários.”
MAIS NOTÍCIAS
- Trabalhadores denunciam: BC atua como inimigo do país com a prática de juros altos
- Participação dos trabalhadores na gestão das empresas é de interesse público
- Sindicato denuncia abusos do Santander no Dia Nacional de Luta e reafirma defesa dos bancários
- Novas regras do saque-aniversário do FGTS entram em vigor
- Trabalhadores vão às ruas, nesta terça-feira (4), para exigir queda na Selic
- Enquete da Câmara confirma rejeição da população à Reforma Administrativa
- Centrais Sindicais se reúnem com ministro Boulos para debater pautas da Classe Trabalhadora
- Nota de Falecimento: Antônia Garcia de Freitas
- Brasil bate novo recorde de carteira assinada, no rendimento real e na queda de desemprego
- Bradesco segue demitindo enquanto lucro cresce 28,2%
- 30 de outubro de 1985: a greve das 6 horas que parou a Caixa completa 40 anos
- CUT repudia Operação Contenção que deixou dezenas de mortos no RJ
- Após cobrança do movimento sindical, BB retoma substituições temporárias
- Lucro do Santander cresce 15,1% em nove meses e chega a R$ 11,5 bilhões, enquanto banco segue fechando postos de trabalho
- PL 1739 é mais uma vez retirado da pauta de votação da CAS do Senado