Calote no leão: Instituição financeira perde recurso em processo bilionário no Carf
O Itaú sofreu uma grande derrota em julgamento de recurso apresentado junto ao Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), feito nesta terça-feira (8/08), em Brasília.
O banco recorreu de uma multa imposta pela Recita Federal em relação a dois processos sobre o usufruto de ações de rateio de custos de empresas do mesmo conglomerado. Em um dos processos a multa arbitrada atinge US$ 1,140 bilhão.
De acordo com informações da Agência Estado, o Carf não deu provimento parcial aos argumentos do Itaú, que questionava a aplicação da multa em vários anos, e não apenas no ano em que houve o fato gerador. Com isso, o valor da multa poderá cair, mas a Receita Federal ainda fará os cálculos para chegar ao montante final.
“A decisão do Carf, ao determinar a multa `holding Itaú Unibanco, seguiu o mesmo entendimento da Receita Federal, de que o valor total pago pelo usufruto de ações deve ser tributado, com incidência dos impostos, que qualquer pessoa e empresa estão sujeitas a arcar, como determina a legislação brasileira”, avalia Kelly Menegon, integrante da COE (Comissão de Organização dos Empregados) do Itaú.
Para a Recita, devem ser recolhidos sobre essa transação o IRPJ, CSLL e PIS/Cofins. No entanto, o grupo Itaú recolheu impostos apenas sobre a diferença entre o que foi pago pelo usufruto e o valor recebido como dividendos dessas ações, o que foi considerado irregular pelas autoridades.
MAIS NOTÍCIAS
- GT de Promoção por Mérito: Definição antecipada de critérios triplica número de empregados da Caixa que recebeu segundo Delta
- Itaú não divulgou aos funcionários o Índice de Cumprimento de Metas do GERA+ do último trimestre de 2025
- Movimento sindical cobra Mercantil sobre divergências no Informe de Rendimentos e orienta cautela na declaração do IR
- Sindicato e Contraf-CUT apoiam a Chapa 2 nas eleições da Previ
- Funcionários do Bradesco, cuidado com inconsistências na declaração do Imposto de Renda
- CEE e Caixa debatem melhorias no canal de atendimento às vítimas de violência doméstica
- Fenae promove live para debater balanço da Funcef com candidatos do 2º turno
- Após cobrança das entidades sindicais, Caixa agenda reunião para discutir o Super Caixa
- Reorganização sindical e comunicação estratégica marcam último painel do sábado (28) no 7º Congresso da Contraf-CUT
- 7º Congresso Contraf-CUT aprova planos de luta para o próximo período
- 7º Congresso da Contraf-CUT debate os desafios para a manutenção de direitos dos trabalhadores
- Análise de conjuntura nacional e internacional marca abertura do segundo dia do 7º Congresso da Contraf-CUT
- 7º Congresso da Contraf-CUT homenageia história de luta da categoria bancária
- Sindicato participa de audiência na Alesp e reforça mobilização pelo fim da escala 6×1
- Mesmos serviços, mesmo direitos: categoria debate saídas contra avanço da precarização trabalhista no setor financeiro