De forma unilateral, Itaú promove mudança na remuneração variável e prejudica bancários
O Itaú promoveu uma mudança no pagamento de comissões por produtos vendidos que vem rebaixando os ganhos dos bancários. O Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região critica a alteração e cobra que ela seja revertida, caso contrário indicará aos trabalhadores a entrar na Justiça contra a medida.
O banco anunciou a medida em dezembro, através de um e-mail. Com a alteração, as comissões passam a depender da Trilha de Carreiras. Então, mesmo que um bancário venda muitos produtos em um mês, não receberá por cada um deles, pois dependerá da nota de sua regional. O limite do quanto pode ser recebido também mudou: R$ 250.
Um bancário do Itaú relata que o clima nos locais de trabalho está ‘desmotivador’. “É aquela história, precisamos nos matar cada vez mais de trabalhar, porque as metas não diminuem. A diferença é que agora não vamos receber mais pelo o que vendemos”.
Se a remuneração será menor, a pressão para bater as metas continua crescente. O bancário diz que durante a reunião que explicou as mudanças, um gerente operacional falou sobre os novos valores e que o contrato passaria a ser mensal. “Então, se você não vende bem, acaba fora. Está um clima de medo e desmotivação, todo mundo está muito decepcionado por não receber mais a comissão”, conta.
A dirigente sindical e funcionária do Itaú Valeska Pincovai ressalta que o banco não pode prejudicar os trabalhadores com as mudanças, impondo perdas salariais.
“Pedimos para que os bancários denunciem aos sindicatos caso tenham perdas, porque não iremos admitir este tipo de postura. Já cobramos o Itaú e, se o problema não for resolvido, vamos acionar a Justiça”.
MAIS NOTÍCIAS
- GT de Promoção por Mérito: Definição antecipada de critérios triplica número de empregados da Caixa que recebeu segundo Delta
- Itaú não divulgou aos funcionários o Índice de Cumprimento de Metas do GERA+ do último trimestre de 2025
- Movimento sindical cobra Mercantil sobre divergências no Informe de Rendimentos e orienta cautela na declaração do IR
- Sindicato e Contraf-CUT apoiam a Chapa 2 nas eleições da Previ
- Funcionários do Bradesco, cuidado com inconsistências na declaração do Imposto de Renda
- CEE e Caixa debatem melhorias no canal de atendimento às vítimas de violência doméstica
- Fenae promove live para debater balanço da Funcef com candidatos do 2º turno
- Após cobrança das entidades sindicais, Caixa agenda reunião para discutir o Super Caixa
- Reorganização sindical e comunicação estratégica marcam último painel do sábado (28) no 7º Congresso da Contraf-CUT
- 7º Congresso Contraf-CUT aprova planos de luta para o próximo período
- 7º Congresso da Contraf-CUT debate os desafios para a manutenção de direitos dos trabalhadores
- Análise de conjuntura nacional e internacional marca abertura do segundo dia do 7º Congresso da Contraf-CUT
- 7º Congresso da Contraf-CUT homenageia história de luta da categoria bancária
- Sindicato participa de audiência na Alesp e reforça mobilização pelo fim da escala 6×1
- Mesmos serviços, mesmo direitos: categoria debate saídas contra avanço da precarização trabalhista no setor financeiro