Entidades sindicais participam de audiência de conciliação sobre reestruturação do BB em Brasília
Conforme cobrado pela Confederação na última audiência, realizada em 7 de fevereiro, o Banco do Brasil apresentou um mapa das perdas salariais dos realocados. Ainda de acordo com o documento, o banco criou o conceito de grupo de funções para facilitar a realocação dos funcionários. Com isso, mais 522 trabalhadores foram realocados em grupos de funções com valores inferiores. Sobre o VCP parcial, quando o funcionário foi para uma comissão menor, já totaliza 1243. Desde o início do processo de reestruturação do BB, anunciado no final do ano passado, 1313 funcionários foram realocados. Em maio será realizado nova avaliação.
Carlos de Souza, secretário-geral da Contraf-CUT, solicitou os números por estado, e mais qualificado, pois se tem notícia de que vários funcionários perderam até 50% de gratificação. O BB disse que vai discutir o pedido internamente.
Em relação aos caixas, o Banco do Brasil informou que após negociação com a Contraf-CUT, houve alteração na data de retirada de gratificação dos caixas executivos para 31 de maio. A medida iguala os caixas aos demais que já recebem o VCP. Já foram realocados 411 caixas, de um total de 1100. Atualmente, 689 ainda precisam ser realocados.
Carlos de Souza afirmou que as negociações estão aquém do esperado, mas reconhece que houve avanços importantes. “A nossa reivindicação principal era de que não houvesse reestruturação. Mas, já que ela existe, e o banco afirma que vai conseguir realocar as pessoas nas suas funções, queremos que o banco pague os salários das pessoas até que o processo seja concluído. Nossa prioridade é o tratamento isonômico, para todos que estão envolvidos nessa reestruturação, como caixas e outros comissionados. OU seja, que o tempo de VCP seja o mesmo para todos. Vamos cobrar isso na próxima audiência com o Ministério Público.”
Para o Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, é urgente a necessidade de criar garantias, principalmente para os funcionários que ainda não foram realocados. O Sindicato, através de seus representantes, está acompanhando o processo de negociações com o BB e defenderá a implantação do VCP permanente como forma de proteção salarial. O trabalhador é a nossa principal preocupação", afirma Roberto Carlos Vicentim, presidente da instituição.
A Confederação voltou a cobrar o tratamento dos caixas com isonomia, já que eles recebem comissão, e a solução para situação dos substitutos dos caixas, que trabalham praticamente todos os dias nessa função. Pelo antigo acordo coletivo, quem estivesse substituindo há mais de três meses deveria ser nomeado caixa.
O BB disse que precisa reavaliar a situação, já que novos dados precisam ser produzidos. O tema será pauta de uma nova reunião entre banco e Contraf-CUT, marcada para o dia 30 de março.
A Contraf-CUT cobrou mais transparência para o critério de comissionamento e descomissionamento, como lembrou o Wagner Nascimento, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB. “Nós vamos continuar negociando, para garantir que nenhum trabalhador saia prejudicado.”
Uma nova audiência foi marcada para o dia 2 de maio, na sede da Procuradoria Geral do Trabalho, em Brasília.
MAIS NOTÍCIAS
- Eleições no Economus começam 16 de abril; Sindicato apoia Lucas Lima e Rodrigo Leite
- Aposentados da Contraf-CUT realizam encontro nacional para balanço de 2025 e planejamento das ações para 2026
- Sindicato convoca assembleia para eleger delegados para o 7º Congresso Nacional da Contraf-CUT
- Após divulgação do lucro do Mercantil, COE solicita reunião para esclarecer valores da PLR
- Erro da Caixa altera eleição do CA: votação será retomada na sexta (6) e terá continuidade na segunda-feira (9)
- Lucro contábil da Caixa ultrapassa os R$ 16 bilhões em 2025
- Licença-paternidade de 20 dias é aprovada no Senado e vai à sanção presidencial
- Comando Nacional dos Bancários define eixos temáticos das conferências estaduais e regionais
- Votação da eleição do CA já começou: vote agora em Fabi Uehara (0001)
- 8 de Março: mulheres contra a violência, fim da escala 6x1 e por representação na política
- Rede do Conhecimento: cursos EAD gratuitos de tira-dúvidas sobre temas bancários começam nesta quarta-feira (4)
- Assembleia elege comissão para condução do processo de eleição da nova direção da Apcef/SP
- Caixa: Aniversariantes de março têm até o dia 31 para fazer a prova de vida na Funcef
- Sindicato recebe candidato da Chapa Cassi para os Associados e reforça importância da participação na eleição da entidade
- Igualdade de Oportunidades: bancárias avançam em pacto com bancos pelo fim da violência de gênero