Pressão do Itaú vai além das metas abusivas de vendas aos clientes
É um ciclo vicioso no Itaú Unibanco. Primeiro os bancários são obrigados a 'empurrar' todo o tipo de produto aos correntistas. Depois, devem cobrar em caso de inadimplência. E se em um dos casos o funcionário não atingir a meta, a resposta é uma só: demissão.
Essa é a realidade denunciada ao Sindicato dos Bancários de São Paulo por trabalhadores de agências na região central da capital. "Há o PDD (Provisão para devedores duvidosos) e os gerentes e outros funcionários são obrigados a atingir as metas impostas para recuperação de crédito", explica Carlos Damarindo, diretor executivo do Sindicato.
Segundo o dirigente "não adianta só bater a meta. Está o caos nas agências. Faltam funcionários, sobram filas e demandas e ainda os trabalhadores são obrigados a vender produtos e recuperar crédito".
Mais demissões
Damarindo afirma que o Itaú Unibanco tem demitido até pessoas que retornam de afastamentos por motivo de doença. "Há o caso de uma pessoa que saiu para se tratar de câncer e quando retornou foi demitida. Essa é a sensibilidade do banco que, inclusive, nem sequer tem programa de reabilitação."
Outra demissão teria ocorrido porque o gerente foi reprovado no exame de certificação profissional Anbid. "O Itaú tem demonstrado um apetite voraz quando o assunto é demissão e assédio e alguns gestores têm se esforçado para, à exemplo da direção do banco, conquistarem também a São Pilantra. É lamentável."
Fonte: Seeb São Paulo
MAIS NOTÍCIAS
- NOTA: Em defesa da soberania nacional e contra taxação intervencionista dos EUA
- Sindicato vai às ruas por justiça tributária, fim da escala 6x1 e pela soberania nacional
- COE do Mercantil cobra redução na meta para recebimento da PLR própria
- Conquista dos sindicatos no ACT, Banco do Brasil anuncia ampliação do trabalho remoto
- Coletivo Nacional de Segurança Bancária alinha propostas para negociação com a Fenaban e prepara seminário nacional
- Hoje (10) é dia de ir às ruas exigir a taxação dos super-ricos! Sindicato marca presença em ato em São Paulo
- SuperCaixa: Novo programa da Caixa acirra clima competitivo, desinforma os empregados e ignora riscos à saúde mental
- Contratação de mais um ex-BC pelo Nubank expõe relação de interesse entre agentes reguladores e fintechs
- Dia Nacional de Luta: Sindicato denuncia fechamento de agências, demissões e adoecimento no Itaú
- Luta por trabalho digno e justiça fiscal ganha destaque na fachada do Sindicato
- Negociações sobre ACT do Saúde Caixa começam ainda neste mês
- Últimos dias para bancários e bancárias se inscreverem no 2º Festival de Música Autoral da Contraf-CUT
- SuperCaixa, problemas no VPN e Saúde Caixa foram pauta em reunião com a Caixa
- Ataque cibernético sofisticado coloca em xeque a credibilidade do sistema financeiro
- Conferência nacional marca novo momento de escuta e valorização de aposentadas e aposentados do ramo financeiro