Itaú Unibanco: Incongruências da instituição financeira
Apesar de seu lucro ter crescido 15,9% em comparação a igual período do ano passado, o banco demite e restringe os investimentos em segurança, deteriorando as condições de trabalho de seus funcionários e colocando em risco a integridade das pessoas.
Em dezembro de 2010, o banco somava 102.316 trabalhadores no Brasil. Em setembro deste ano, o número caiu para 99.820, o que aponta para um corte de 2.496 postos de trabalho.
Conforme o diretor de Bancos Privados da FETEC-CUT/SP, Valdir Machado, as demissões também atingem o interior do Estado de SP. “Em levantamento preliminar, estamos identificando cortes em toda a base da federação cutista, sendo na maioria de funcionários com uma média de 5 a 10 anos de casa e ocupando posições de caixas e de gerência”.
Para o dirigente, esta é uma clara postura para contenção de despesas. “O banco está cortando postos de trabalho com salários mais altos. Postura semelhante está sendo adotada na área de segurança, por meio da mudança de lay-out das agências e retirada das portas de segurança”, afirma Machado.
De acordo com o dirigente da FETEC-CUT/SP, a mudança está atingindo inicialmente as agências oriundas do Unibanco. “A pretensão do banco é estender o novo lay-out para todas as agências do país e, embora em estágio inicial, esse projeto facilita a ação dos assaltantes. A cada dia, recebemos a notícias de uma nova do Itaú sem porta de segurança sendo assaltada. Já fizemos a denúncia de que várias dessas unidades estão em locais de risco, mas o banco não se disponibiliza em rever o projeto”.
Os cortes nos postos de trabalho e nos investimentos em segurança praticados pelo maior banco privado do país serão debatidos, na próxima quarta-feira 09, pelo Coletivo Estadual dos Funcionários do Itaú Unibanco. O objetivo é debater estratégias para mudar essa situação. “Se o lucro do Itaú Unibanco segue crescendo, os cortes em questão são inadmissíveis. Na prática, ele concentra renda ao mesmo tempo em que prejudica toda a sociedade”, conclui Valdir Machado.
Agenda – O Coletivo Estadual dos Funcionários do Itaú Unibanco, na quarta-feira 09/11, terá início às 10h, na sede da FETEC-CUT/SP, e também abordará Plano de Saúde, PCR, dentre outros informes.
Fonte: FETEc/CUT-SP - Lucimar Cruz Beraldo
MAIS NOTÍCIAS
- Trabalhadores denunciam: BC atua como inimigo do país com a prática de juros altos
- Participação dos trabalhadores na gestão das empresas é de interesse público
- Sindicato denuncia abusos do Santander no Dia Nacional de Luta e reafirma defesa dos bancários
- Novas regras do saque-aniversário do FGTS entram em vigor
- Trabalhadores vão às ruas, nesta terça-feira (4), para exigir queda na Selic
- Enquete da Câmara confirma rejeição da população à Reforma Administrativa
- Centrais Sindicais se reúnem com ministro Boulos para debater pautas da Classe Trabalhadora
- Nota de Falecimento: Antônia Garcia de Freitas
- Brasil bate novo recorde de carteira assinada, no rendimento real e na queda de desemprego
- Bradesco segue demitindo enquanto lucro cresce 28,2%
- 30 de outubro de 1985: a greve das 6 horas que parou a Caixa completa 40 anos
- CUT repudia Operação Contenção que deixou dezenas de mortos no RJ
- Após cobrança do movimento sindical, BB retoma substituições temporárias
- Lucro do Santander cresce 15,1% em nove meses e chega a R$ 11,5 bilhões, enquanto banco segue fechando postos de trabalho
- PL 1739 é mais uma vez retirado da pauta de votação da CAS do Senado