05/04/2010

Direção do BB reconhece problemas no holerite

Em reunião, banco propôs medidas para solucionar seguidos erros no pagamento dos bancários.

Dirigentes sindicais e direção do Banco do Brasil reuniram-se na quinta 1º. Em pauta, os muitos problemas nos holerites dos funcionários oriundos da extinta Nossa Caixa. Participaram do encontro os gerentes da Gestão de Pessoas Carlos Neto, Josimar de Gusmão Lopes, José Caetano de Andrade, Marco Aurélio Alves de Melo e um representante da Ditec. Entre os dirigentes sindicais, os diretores do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Raquel Kacelnikas e Antonio Sabóia Junior.

“A postura inicial da direção do banco foi de tentar afirmar que os erros ‘não eram tantos assim’ e que se resumiam a pequenos grupos específicos. Há sim grupos mais afetados, mas em todos os locais de trabalho existem pessoas enfrentando algum tipo de problema”, explica a diretora do Sindicato Raquel Kacelnikas, destacando que foram apresentados alguns documentos e muitos funcionários nem sequer entenderam o conteúdo do holerite para poderem formular as suas queixas.

Segundo ela, os funcionários que enfrentam problemas podem ser divididos em dois grandes grupos: os que assinaram e os que não assinaram o termo de opção. Quem não assinou o termo e estava em função estratégica teve descontos indevidos de até R$ 3 mil. “Nestes casos, no momento de fazer o contra-cheque o sistema apontou um valor para o teto e não pagou ninguém acima deste teto, mesmo que o salário fosse muito superior”, explica Raquel. Mas aqueles que assinaram o termo não estão tendo vida mais fácil. “Quem assinou tinha localizado suas faixas salariais no ‘de/para’ e já sabia quanto ia receber: alguns iam ganhar com a mudança, outros iam ficar recebendo o mesmo valor e alguns iam perder um pouco. O problema é que muitos foram surpreendidos quando abriram o holerite, e sempre surpreendidos negativamente”, diz, acrescentando que também aconteceram erros nos holerites na cobrança do INSS, no calculo do PrevMais, entre outros.

Soluções – Como solução, a direção do banco fará um levantamento por amostragem dos grupos onde os problemas foram mais críticos e, antes do lançamento do próximo Espelho dos funcionários da antiga Nossa Caixa no sistema, um grupo de funcionários do setor de pessoas do ex-banco público paulista será deslocado a Brasília para reforçar a conferência e tentar sanar os problemas antes que os valores sejam creditados nas contas dos bancários. “Outro procedimento que ficou acertado na reunião foi que a partir de agora vamos encaminhar para a Gestão de Pessoas todas as reclamações referentes ao holerite e que as respostas serão dadas num prazo máximo de três dias”, diz.

Também ficou combinado que, durante este esforço de conferência que acontecerá antes do lançamento do Espelho, serão detectados os problemas que não terão condição de serem ser resolvidos em tempo hábil e que o Sindicato será informado com antecedência sobre eles. “Desta forma teremos a possibilidade de nos preparar para informar os bancários que, pelo menos, saberão as razões dos erros na folha de pagamento, sem precisar criar um clima ruim sem necessidade. Ainda não é o ideal, mas já é um avanço, considerando que hoje as pessoas nem ao menos conseguem entender a origem dos erros”, afirma.

Débitos indevidos – Os dirigentes sindicais também questionaram o banco sobre os descontos não-identificados que foram efetuados nas contas de alguns bancários, aparecendo no extrato apenas como “Desconto BB”. “Nestes casos o que aconteceu foi que, diferentemente do que acontecia no banco estadual, onde muitos descontos de seguros ou outros produtos eram feitos no holerite, o BB efetua os descontos diretamente na conta corrente. O banco mudará a nomenclatura dos códigos para deixar mais claro os tipos de desconto no holerite e enviarão um comunicado interno aos bancários para esclarecer a questão”, diz. Outros descontos indevidos, segundo o banco, não voltarão a ocorrer.

PrevMais – Outro desconto que causou estranhamento entre os bancários foi o referente ao PrevMais, que tem taxas de risco, de administração e de beneficio. “O BB faz um desconto único englobando todas as taxas em um só código, diferentemente do que acontecia antes. A solução proposta pelo banco foi disponibilizar os descontos detalhados no site do Economus, onde será possível acessar um extrato analítico de cada conta”, explica.


Fonte: SEEB S Paulo - Danilo Pretti Di Giorgi


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