Contraf-CUT retoma mesa temática de Terceirização com a Fenaban
Bancos vão apresentar informações para traçar um panorama geral do processo nas instituições financeiras.
A Contraf-CUT retomou na quarta-feira, 7, em São Paulo, as discussões com a Fenaban na Mesa Temática sobre Terceirização, prevista na Convenção Coletiva de Trabalho dos bancários 2009/2010. A primeira reunião focou a organização dos debates a serem realizados na mesa.
Ficou agendada uma nova reunião para o dia 26 de abril. Ficou acertado que nesta ocasião a Fenaban irá trazer uma apresentação com informações sobre o processo de terceirização nos bancos, bem como de sua visão sobre o tema. Da mesma forma, os bancários levarão para a mesa uma apresentação feita a partir do olhar dos trabalhadores sobre o tema.
A retomada da mesa temática foi valorizada por empresas e trabalhadores. "É muito importante termos esse espaço para aprofundar temas que não temos tempo de tratar de forma completa durante a campanha salarial", afirma Miguel Pereira, secretário de Organização do Ramo Financeiro da Contraf-CUT. "Ainda mais num tema como a terceirização, que é da maior relevância não só por conta do impacto que tem no nível de emprego nos bancos, mas também nas condições de trabalho e nos salários de bancários e trabalhadores terceirizados", diz.
Miguel considerou importante a menção dos bancos à relevância da transparência para um diálogo construtivo. "O fornecimento de informações é fundamental para o sucesso do processo de negociação. É um tema em que empresas e trabalhadores têm visões muitas vezes distintas, mas a postura dos dois lados apontou para privilegiar a busca de convergências que melhorem a vida dos trabalhadores", avalia.
Além de Miguel Pereira, participaram da reunião pelos bancários Ana Tércia e Pedro Sardi, representando a Fetec SP, João Antonio da Silva Neto, pela Fetec PR, e Jéferson Rubens Boava, representante da Feeb SP/MS.
Fonte: Contraf-CUT
MAIS NOTÍCIAS
- Por unanimidade, STF reconhece existência de racismo estrutural no Brasil. Entenda
- Novo salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026
- Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio
- Com início do recesso no Congresso, movimento sindical bancário projeta para 2026 atuação nas pautas de interesse dos trabalhadores
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade