09/04/2010

Bancários e BB voltam a negociar dia 28

Funcionários aumentam mobilização para pressionar a direção do banco.

A próxima rodada de negociações entre os funcionários e a direção do Banco do Brasil será em 28 de abril. Até lá, os bancários realizam atos para pressionar o banco a negociar seriamente, pois na última rodada realizada em março não houve avanço significativo, com a direção resumindo-se a renovar promessas sobre pontos como o Comitê de Ética, a implantação do Sesmt e do plano odontológico.

"Queremos negociar um novo plano de carreira, pois o atual foi imposto em 1997 pelo governo privatista e significou um grande retrocesso para os trabalhadores. Um dos problemas é a lógica do piso salarial rebaixado junto com a valorização exclusiva das funções comissionadas. O funcionário sofre assédio moral e gestão pelo medo, pois fica sob ameaça constante de descomissionamento com redução salarial de até 70%", diz Claudio Luiz de Souza, diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo e representante na mesa de negociação.

Em 2009, os funcionários reivindicaram o aumento do piso (Dieese, R$ 1.995), promoções maiores por tempo de banco e por exercício de cargos, incorporação das comissões, critérios claros e objetivos para promoções e descomissionamentos, jornada de seis horas sem redução salarial, dentre outras propostas para um novo plano de carreira. Claudio Luiz destaca que os trabalhadores vão rever suas reivindicações nas assembléias e no XX Congresso dos Funcionários do BB, com data a ser confirmada.


Fonte: SEEB S Paulo


SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS