09/12/2021
Funcef: entidades cobram restabelecimento imediato da margem consignável do Credplan

Sem informações quanto à renovação do convênio com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), representantes dos empregados voltaram a reivindicar o restabelecimento imediato da margem consignável do Credplan. O valor do INSS é usado para cálculo da margem e desde 2019, com o cancelamento do convênio, a margem consignável do Credplan, valor máximo da renda que pode ser comprometido em um empréstimo consignado, foi diminuída em cerca de 50%.
Em outubro, um ofício foi enviado para a Fundação reiterando a cobrança. Em reunião com a Funcef no mesmo mês, a Fenae voltou a questionar sobre o assunto e foi informado que a minuta do convênio estava sendo revisada.
Para o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, restabelecer a margem é algo urgente. "Essa é uma reivindicação antiga das entidades representativas e o problema se arrasta a meses, causado prejuízos aos participantes. Por isso, a manutenção integral do convênio é fundamental", afirmou o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.
A diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus, reforçou a urgência da renovação. “Os participantes estão sufocados com as contribuições extraordinárias, por isso, a reivindicação se faz necessária, ainda mais com a situação de pandemia”.
Entenda
Nos benefícios pagos pela Funcef, são somados valores duas de fontes: Plano da Funcef e INSS. Para cálculo da margem, considerava-se a soma dos dois valores, mas quando a Funcef anunciou o cancelamento do convênio, passou a considerar, para cálculo de margem, apenas o plano de benefícios, reduzindo a capacidade de pagamento e, consequentemente, o limite de contratação dos aposentados e pensionistas.
O impasse do retorno do convênio e da retomada da margem consignável do Credplan dura desde dezembro 2019, quando a Funcef anunciou o fim do convênio. Após pressão dos participantes, apoiada pela Fenae, a Funcef prorrogou o convênio até junho de 2020.
Na segunda quinzena de setembro de 2021, a Funcef anunciou estar acertando os detalhes da assinatura da renovação do convênio com o INSS. No final de agosto, as certidões solicitadas pelo INSS à Funcef foram entregues à Previdência Social, em atendimento às exigências da Instrução Normativa (IN) 115/2021, que definiu as regras para assinatura deste tipo de convênio com o Instituto.
“Estamos reivindicando, há tempos, uma solução sobre esta questão, mas o que vimos é a falta de empenho da Fundação. A única certeza dos participantes são as prorrogações intermináveis até que se assine um novo contrato. É de extrema importância a manutenção integral do convênio, para que os participantes possam programar sua vida financeira sem qualquer transtorno ou prejuízo", ressaltou o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Câmara aprova urgência de projeto que isenta de IR quem recebe até R$ 5 mil e reduz imposto até R$ 7.350
- Audiência na Câmara debate situação do plano de saúde dos aposentados do Itaú
- COE Bradesco avança em negociação de dois acordos inéditos com o banco
- Veja ao vivo a abertura dos congressos de trabalhadores de bancos públicos
- Manifesto por “tolerância zero para casos de violência e assédio abre o 40º Conecef
- Como 0,1% dos super-ricos do Brasil acumulou mais renda que 80 milhões de pessoas
- Chegaram os Canais do Sindicato no WhatsApp! Siga-nos agora!
- BB lança protocolo de apoio a bancárias vítimas de violência doméstica
- Itaú apresenta avanços em resposta às reivindicações do GT Saúde
- Sindicato denuncia fechamento da agência do Bradesco em Pindorama
- Recorte da Consulta Nacional revela falta de comprometimento dos bancos com igualdade de oportunidades
- Encontro Nacional dos Funcionários do Santander debaterá cenário econômico, perspectivas do sistema financeiro e plano de luta da categoria
- Delegados aprovam Plano de Lutas na 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP
- 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP reafirma defesa da soberania e dos empregos frente à IA
- Negociações sobre custeio do plano associados da Cassi avançam, mas ainda sem acordo