30/11/2021
Bancários de Catanduva protestam em defesa do emprego e contra as práticas antissindicais do Santander

O Sindicato dos Bancários de Catanduva e região mais uma vez mostrou sua força na luta em defesa do emprego. Na manhã desta terça-feira (30), Dia Nacional de Luta, dirigentes protestaram contra a terceirização indiscriminada e as práticas antissindicais do Santander. A entidade promoveu um ato público em frente a agência Centro, em Catanduva (SP), para mobilizar a categoria contra a precarização do trabalho e o ataque a seus direitos.
Durante a ação, foi distribuído material informativo alertando os trabalhadores do quanto serão prejudicados com a nova manobra do banco. Também foram afixadas faixas na entrada da agência.

A terceirização promovida pelo Santander mudará a representação sindical dos bancários da área de tecnologia do banco, apesar de continuarem exercendo as mesmas funções, excluindo-os da categoria bancária e da abrangência de sua Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), o que acarretará em redução da remuneração total e no corte de vários direitos, além do aumento da jornada.
“A relação do Santander com seus funcionários sempre veio da precarização das condições de trabalho. E, mais uma vez, o banco pioneiro em atacar direitos trabalhistas demonstra seu desrespeito total com quem é responsável, de fato, pela sua lucratividade bilionária no país ao implementar medidas inconstitucionais e se negar a qualquer tipo de negociação”, denunciou Roberto Carlos Vicentim, presidente do Sindicato.
A política de terceirização não é nenhuma novidade da categoria bancária, e os banqueiros vêm se utilizando desse artifício para aumentar os seus lucros.
“Diante disso, ampliamos nossa mobilização em defesa dos bancários e reforçamos que não permitiremos que direitos sejam retirados. Nossa manifestação de hoje deixa claro que trabalhou para o banco, bancário é! Reivindicamos do Santander disposição em negociar, do contrário seguiremos construindo uma resistência cada vez maior e mais forte junto aos trabalhadores”, acrescentou o secretário geral do Sindicato, Júlio César Trigo.


SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Audiência na Câmara debate situação do plano de saúde dos aposentados do Itaú
- COE Bradesco avança em negociação de dois acordos inéditos com o banco
- Veja ao vivo a abertura dos congressos de trabalhadores de bancos públicos
- Como 0,1% dos super-ricos do Brasil acumulou mais renda que 80 milhões de pessoas
- Chegaram os Canais do Sindicato no WhatsApp! Siga-nos agora!
- Sindicato denuncia fechamento da agência do Bradesco em Pindorama
- Itaú apresenta avanços em resposta às reivindicações do GT Saúde
- BB lança protocolo de apoio a bancárias vítimas de violência doméstica
- Encontro Nacional dos Funcionários do Santander debaterá cenário econômico, perspectivas do sistema financeiro e plano de luta da categoria
- Delegados aprovam Plano de Lutas na 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP
- CEE cobra e Caixa garante que reestruturação não trará perdas financeiras
- Impactos da digitalização no mercado financeiro foi tema de encontro da UNI América Finanças
- Negociações sobre custeio do plano associados da Cassi avançam, mas ainda sem acordo
- 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP reafirma defesa da soberania e dos empregos frente à IA
- Recorte da Consulta Nacional revela falta de comprometimento dos bancos com igualdade de oportunidades