31/08/2021
Mudanças no estatuto da Funcef representa retirada de direitos
As mudanças ocorridas no estatuto da Fundação dos Economiários Federais (Funcef), anunciadas em 11 de agosto, representam para os participantes, uma série de retirada de direitos. As mudanças vão desde uso do voto de minerva, alterações nos regulamentos dos planos, até novo formato de eleição.
O uso do voto de minerva está previsto em lei e, o estatuto anterior tinha travas para utilização, visto que impedia a utilização deste dispositivo para mudanças de regulamentos e retirada de patrocínio.
A outra diminui a representatividade dos participantes na diretoria executiva da Fundação reduzindo de três para dois diretores eleitos e transferindo setores importantes como planejamento estratégico e controle de risco para a presidência. Vale ressaltar que as atividades que foram transferidas para a presidência representam uma fragilidade na governança, uma vez que o detentor do voto de minerva também controlará a área que tomará decisões que podem comprometer a Fundação.
“É lamentável o tamanho do desrespeito que representa uma grande retirada de direitos. O desrespeito independe de ser feito de uma vez ou mais. A possibilidade de a Caixa retirar direitos previstos nos regulamentos já está acontecendo. Começou com o Reg Replan não saldado. Outra mudança substancial, além de reduzir o número de diretores, muda o formato de escolha comprometendo a unidade dos eleitos”, afirmou a diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus.
O processo eleitoral para escolha de integrantes de metade do Conselho Deliberativo (CD), do Conselho Fiscal (CF) e da Diretoria-executiva, que era realizado por meio de chapas integradas por candidatos a todos os cargos em disputa, será individualizado, por nomes. “Ou seja, o que eles chamam de ‘modelo mais enxuto’ fragiliza a governança e possibilita a gestão dos recursos para um gestor privado”, explicou Fabiana.
Em 2020, a Fenae entrou com uma ação Judicial que questiona a validade de decisão tomada desconsiderando o Estatuto quando da mudança no Regulamento do REG/Replan não Saldado. A ação segue tramitando.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Assembleia elege comissão para condução do processo de eleição da nova direção da Apcef/SP
- Caixa: Aniversariantes de março têm até o dia 31 para fazer a prova de vida na Funcef
- Enquanto empregados sofrem com SuperCaixa, Caixa Seguridade registra lucro recorde de R$ 4,3 bi e distribui dividendos de R$ 3,93 bi aos acionistas
- Igualdade de Oportunidades: trabalhadores e bancos realizarão encontro nessa segunda-feira (2)
- Sindicato participa da plenária da Sebsede da CUT Rio Preto e reforça unidade diante dos desafios regionais
- Chuvas em Minas Gerais mobilizam Comitê de Crise do BB, protocolo instituído na Campanha Nacional 2024
- Contraf-CUT, Fabi Uehara e Sindicato cobram antecipação da PLR
- Sindicato lamenta morte de bancária da Caixa em tragédia das chuvas em Juiz de Fora
- Diretoria Executiva da FETEC-SP organiza estratégias para a Campanha Nacional 2026
- Inscrições abertas para nova turma "Mais mulheres na TI"
- Eleições na Cassi: vote Chapa 2 e na 55 e fortaleça a Caixa de Assistência dos Funcionários do BB
- CUT defende trabalho decente na Conferência das Cidades
- Representação dos empregados cobra explicação da Caixa sobre possível compra de carteiras de crédito do BRB
- Chuvas em Minas Gerais: coletivo Sindicato Solidário organiza campanha de doações para atingidos
- 94% das negociações de janeiro garantem ganho real acima da inflação