18/06/2021
Sindicato garante conquistas para grupo de risco; desrespeito deve ser denunciado
.jpg)
Graças as negociações do Sindicato junto ao banco Santander, os trabalhadores do grupo de risco do banco espanhol podem desenvolver trabalho com segurança em casa, desde o início da pandemia.
As conquistas importantes garantidas pelo movimento sindical garantem que grávidas, pessoas com 60 anos ou mais, e aqueles com cormobidades possam trabalhar em home office ou acumular horas negativas, sem prejuízos.
Essas conquistas são importantes, principalmente para as mulheres que compõe maioria no quadro de funcionários do banco. As bancárias correspondem a 59% dos trabalhadores do Santander no Brasil.
O Sindicato também tem cobrado do banco um maior cuidado com aqueles que precisam fazer o trabalho presencial, solicitando ainda que o Santander sinalizasse nas unidades informações e protocolos de segurança para os trabalhadores.
As informações que estão sendo disponibilizadas pelo Portal RH em relação ao distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel, fazem parte das ações negociadas pelo movimento sindical junto ao banco para preservar a vida também destes trabalhadores e de suas famílias. Grávidas, durante todo o período gestacional, estão proibidas de exercerem o trabalho presencial e o Santander precisa fornecer todos os equipamentos para o trabalho em home office.
“A atuação dos sindicatos e a unidade nacional da categoria estão sendo decisivas para manutenção dos empregos, da renda e da saúde dos bancários, com o afastamento daqueles pertencentes ao grupo de risco, além da exigência de EPI's e da manutenção dos protocolos de higiene em todos os locais de trabalho. Mais do que nunca nossa preocupação é com a saúde e a vida do trabalhador, e a união da categoria neste momento é muito importante para garantirmos os nossos direitos”, ressalta o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Luiz Eduardo Campolungo.
Monitoramento
O Sindicato tem monitorado todos os locais de trabalho. Mesmo com o empenho do movimento sindical em obter garantias e medidas de proteção, há registro de mortes na categoria e isso é preocupante.
Segundo levantamento do feito pelo Dieese, com base no Novo Caged, o número de desligamentos por mortes na categoria bancária teve crescimento de 176,4% entre o primeiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021. E caso o bancário do grupo de risco seja convocado para o trabalho presencial, deve denunciar ao Sindicato (veja abaixo). O sigilo é garantido.
A atuação do Sindicato se torna mais eficaz com a participação dos trabalhadores, por isso é de fundamental importância que os bancários procurem a entidade para denunciar problemas no local de trabalho e se mantenham sindicalizados.
Canais de denúncia
> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e denuncie. O sigilo é absoluto.
> Você pode entrar em contato diretamente com um de nossos diretores através de seus contatos pessoais. Confira: Roberto Vicentim - (17) 99135-3215, Júlio Trigo - (17) 99191-6750, Antônio Júlio Gonçalves Neto (Tony) - (17) 99141-0844, Sérgio L. De Castro Ribeiro (Chimbica) - (17) 99707-1017, Luiz Eduardo Campolungo - (17) 99136-7822 e Luiz César de Freitas (Alemão) - (11) 99145-5186
> Redes Sociais: nossos canais no Facebook e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.
> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa linha de transmissão no WhatsApp. Adicione o número (17) 99259-1987 nos seus contatos e envia uma mensagem informando seu nome, banco e cidade em que trabalha.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Audiência na Câmara debate situação do plano de saúde dos aposentados do Itaú
- COE Bradesco avança em negociação de dois acordos inéditos com o banco
- Veja ao vivo a abertura dos congressos de trabalhadores de bancos públicos
- Como 0,1% dos super-ricos do Brasil acumulou mais renda que 80 milhões de pessoas
- Chegaram os Canais do Sindicato no WhatsApp! Siga-nos agora!
- Sindicato denuncia fechamento da agência do Bradesco em Pindorama
- Itaú apresenta avanços em resposta às reivindicações do GT Saúde
- BB lança protocolo de apoio a bancárias vítimas de violência doméstica
- Encontro Nacional dos Funcionários do Santander debaterá cenário econômico, perspectivas do sistema financeiro e plano de luta da categoria
- Delegados aprovam Plano de Lutas na 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP
- CEE cobra e Caixa garante que reestruturação não trará perdas financeiras
- Impactos da digitalização no mercado financeiro foi tema de encontro da UNI América Finanças
- Negociações sobre custeio do plano associados da Cassi avançam, mas ainda sem acordo
- 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP reafirma defesa da soberania e dos empregos frente à IA
- Recorte da Consulta Nacional revela falta de comprometimento dos bancos com igualdade de oportunidades