11/02/2021
Afubesp ajuíza nova ação contra o projeto de alteração estatutária do Banesprev

Uma nova redação da proposta de alteração estatutária do Banesprev apresentada em dezembro passado vai gerar um desmonte total do Fundo caso seja aprovada – e esta destruição contará com a anuência e chancela da Previc. Entendendo a gravidade da situação, a Afubesp ajuizou nova ação visando a preservação do Fundo, processo que é acompanhado pelos sindicatos de todo o país e conta também com o apoio das demais associações de representação. Outra ação sobre os reajustes do Plano II também está em trâmite.
Além de excluir os participantes da governança do Banesprev, a alteração estatutária pretende retirar praticamente toda a representação dos eleitos, inclusive na Diretoria Executiva. A proposta elimina órgãos da estrutura de governança do Fundo que foram conquistados através de acordos sindicais e longas greves da categoria bancária. Para piorar, assim como no plano de Contribuição Definida que estão tentando aprovar, lançam comunicados para tentar enganar os participantes como se estivessem melhorando a Entidade.
A Previc está totalmente alinhada com a destruição dos planos de previdência fechados brasileiros, não medindo esforços para excluir os participantes das gestões das entidades e transferir os recursos para os banqueiros administrarem.
A Afubesp reiterou os alertas para que os participantes não se iludam com as propagandas veiculadas pelo Banesprev. Todos os seus atos visam apenas a retirada de direitos e lucros financeiros ainda maiores. E os funcionários que estão à frente do Fundo, os indicados pelo Santander, não medem esforços para aumentar seus bônus pessoais.
Entenda
No apagar das luzes de 2020, o Banesprev publicou em seu site uma nova alteração estatutária com graves ataques aos participantes. Vale ressaltar que o atual Estatuto que vem sendo utilizado desde fevereiro de 2019 está totalmente irregular.
Lembrando que o Fundo descumpre a decisão da histórica Assembleia de Participantes que ocorreu no dia 28 de janeiro de 2017. Os participantes rejeitaram as pretensões do Santander em esvaziar e retirar os poderes deliberativos do órgão máximo da Entidade, por 6512 votos contrários e dois a favor.
Mesmo com o expressivo resultado relatado em assembleia, a Previc chancelou o novo Estatuto descumprindo suas próprias exigências, ato que vem sendo discutido em outra demanda contra a autarquia.
O 6º Ofício de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica se recusou a efetuar o registro do “novo Estatuto”, devido ao desrespeito das regras estatutárias. O Cartório exigiu a devida ata da Assembleia de Participantes para comprovar que as mudanças foram aprovadas, instrumento este que o Banesprev não possui.
Inconformados, ajuizaram ação contra o Cartório na busca pelo milagroso conceito onde os dois votos valem mais que 6.512. A referida ação e seus recursos foram julgados improcedentes.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Doenças afastaram 4,1 milhões de trabalhadores de suas funções em 2025
- BB anuncia mais de 1.100 novas funções comissionadas e mudanças no atendimento especializado
- COE do Santander cobra mais transparência em mesa sobre diversidade e segurança bancária
- Funcef detalha alternativas para resolver passivo previdenciário que atinge empregados da Caixa
- Sindicato protesta contra fechamento de agência do Santander e denuncia exclusão financeira pelo banco em José Bonifácio
- Aproveite as férias e o carnaval na Colônia da Afubesp, com desconto para sindicalizados!
- Mercado financeiro reduz para 4% projeção de inflação para 2026
- Vale-alimentação e vale-refeição: novas regras passam a valer a partir de fevereiro
- Promotor denuncia uso de fintechs pelo crime organizado e movimento sindical cobra maior regulação
- Sindicato parabeniza Contraf-CUT pelos 20 anos de conquistas!
- Dia Nacional do Aposentado reafirma luta por direitos, dignidade e valorização de quem construiu o país
- Representação dos empregados entrega abaixo-assinado solicitando mudanças no Super Caixa
- Santander abre inscrições para bolsas de estudos a funcionários ativos
- Itaú inicia 2026 com demissões: movimento sindical cobra explicações do banco
- Conheça os direitos das grávidas, mães e pais contratados no regime CLT