01/07/2020
Novos membros do Conselho de Usuários do Saúde Caixa tomam posse e cobram aperfeiçoamento do Relatório de Administração

Os novos membros do Conselho de Usuários do Saúde Caixa tomaram posse na terça-feira (30). Durante a videoconferência, os conselheiros reafirmaram o compromisso pelo fortalecimento e a transparência do plano. Na reunião, o colegiado cobrou da Caixa o aperfeiçoamento do Relatório de Administração do Saúde Caixa referente ao ano de 2019.
De acordo com a coordenadora do Conselho de Usuários do plano, Zuleida Martins Rosa, o Relatório de Administração não condiz com os interesses dos usuários. "O Relatório não reflete o pensamento do Conselho sobre a construção do plano Saúde Caixa. A empresa tentou criar uma divisão entre os ativos e aposentados, colocando o peso sobre os aposentados. A Caixa está querendo segregar os aposentados do plano", afirmou.
O Conselho enviará as considerações sobre o Relatório de Administração para a Gerência Nacional do Plano de Saúde (Gesap) que irá fazer para análise e prestação de esclarecimentos necessários para aos usuários.
Esta foi a primeira reunião ordinária do colegiado, abrindo o debate com a Caixa. O encontro deveria ter acontecido no dia 25 de março, mas foi remarcado em consequência da pandemia da covid-19.
A conselheira, coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) do Saúde Caixa e representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Fabiana Uehara, ressaltou que a Caixa precisa ampliar a transparência e informar ao colegiado todos os relatórios e publicações do plano, conforme prevê o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
"O Conselho de Usuários é uma instância prevista no acordo coletivo e uma das responsabilidades do Conselho é poder fazer a melhor gestão do plano. Se a Caixa não repassa as informações não tem como o Conselho ser elaborativo, proativo e fazer um acompanhamento criterioso da gestão", avaliou Fabiana.
No encontro, foi apresentado o calendário de reuniões do Conselho. Até o final do ano outras duas reuniões já foram marcadas: 16 de setembro e 9 de dezembro. Também foi pautada a inclusão da vacina contra herpes zóster, no programa de vacinas do plano. Para melhor avaliação da solicitação, o pedido foi encaminhado por e-mail para a Caixa.
RH 221
O Conselho cobrou mais uma vez a divulgação da nova versão do RH 221. A atualização do normativo, vem sendo cobrada a mais de um ano pelo Conselho, pelo GT Saúde Caixa e em mesa de negociação.
A Caixa informou que o manual normativo já está em roteiro padrão, com publicação prevista para os próximos 10 dias.
Clique aqui para acessar o Relatório Administrativo de 2019 do Saúde Caixa.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Câmara aprova urgência de projeto que isenta de IR quem recebe até R$ 5 mil e reduz imposto até R$ 7.350
- Audiência na Câmara debate situação do plano de saúde dos aposentados do Itaú
- COE Bradesco avança em negociação de dois acordos inéditos com o banco
- Veja ao vivo a abertura dos congressos de trabalhadores de bancos públicos
- Manifesto por “tolerância zero para casos de violência e assédio abre o 40º Conecef
- Como 0,1% dos super-ricos do Brasil acumulou mais renda que 80 milhões de pessoas
- Chegaram os Canais do Sindicato no WhatsApp! Siga-nos agora!
- BB lança protocolo de apoio a bancárias vítimas de violência doméstica
- Itaú apresenta avanços em resposta às reivindicações do GT Saúde
- Sindicato denuncia fechamento da agência do Bradesco em Pindorama
- Recorte da Consulta Nacional revela falta de comprometimento dos bancos com igualdade de oportunidades
- Encontro Nacional dos Funcionários do Santander debaterá cenário econômico, perspectivas do sistema financeiro e plano de luta da categoria
- Delegados aprovam Plano de Lutas na 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP
- 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP reafirma defesa da soberania e dos empregos frente à IA
- Negociações sobre custeio do plano associados da Cassi avançam, mas ainda sem acordo