Caixa precisa continuar 100% pública e forte, independentemente de quem a presida
Segundo divulgado em alguns sites na quinta-feira (22), Gilberto Occhi vai deixar o comando da Caixa Econômica Federal. Para Jair Pedro Ferreira, presidente da Fenae, o mais importante é que o banco continue 100% público e a serviço dos brasileiros. “Essa é a Caixa de que o Estado e população precisam. Independentemente de quem seja escolhido para o cargo, os empregados, as entidades representativas e a sociedades vão manter a luta para que ela continue parceira estratégica na execução de políticas públicas”, afirma.
Ainda de acordo com Jair Ferreira, uma nova etapa da campanha “Defenda a Caixa você também” será lançada no próximo mês. “Estamos finalizando a linha visual e os pilares das ações, mas é certo que aprofundaremos os debates sobre a importância do banco na vida dos brasileiros e sobre a necessidade de valorização dos empregados. É fundamental que todos entendam que o futuro da Caixa está em jogo”, alerta.
A possível troca no comando do banco 100% público deve ser marcada pelas disputas políticas entre o presidente Michel Temer e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. O tema, aliás, é tratado em artigo publicado por Rita Serrano, representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Caixa. “É uma disputa que, inclusive, empolga o ‘mercado privado’, que articula como irá dela se favorecer. Não à toa, a Fenaban já afirma que irá entregar proposta ao conselho gestor do FGTS para administrar parte dos recursos do fundo”, diz o texto.
No dia 12 de março, na sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem aos 157 anos da Caixa, o presidente da Fenae repudiou a atual política de sufocamento e enfraquecimento do banco. “Isso não interessa aos brasileiros. A maioria dos bancos privados, focados no rentismo, não atende a população mais carente. Se privatizarem a Caixa, o que será dessas pessoas? Em alguns estados, por exemplo, só há financiamento da casa própria feito por ela”, lembrou Jair Pedro Ferreira.
MAIS NOTÍCIAS
- Câmara aprova urgência de projeto que isenta de IR quem recebe até R$ 5 mil e reduz imposto até R$ 7.350
- Audiência na Câmara debate situação do plano de saúde dos aposentados do Itaú
- COE Bradesco avança em negociação de dois acordos inéditos com o banco
- Veja ao vivo a abertura dos congressos de trabalhadores de bancos públicos
- Manifesto por “tolerância zero para casos de violência e assédio abre o 40º Conecef
- Como 0,1% dos super-ricos do Brasil acumulou mais renda que 80 milhões de pessoas
- Chegaram os Canais do Sindicato no WhatsApp! Siga-nos agora!
- BB lança protocolo de apoio a bancárias vítimas de violência doméstica
- Itaú apresenta avanços em resposta às reivindicações do GT Saúde
- Sindicato denuncia fechamento da agência do Bradesco em Pindorama
- Recorte da Consulta Nacional revela falta de comprometimento dos bancos com igualdade de oportunidades
- Encontro Nacional dos Funcionários do Santander debaterá cenário econômico, perspectivas do sistema financeiro e plano de luta da categoria
- Delegados aprovam Plano de Lutas na 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP
- 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP reafirma defesa da soberania e dos empregos frente à IA
- Negociações sobre custeio do plano associados da Cassi avançam, mas ainda sem acordo