Occhi diz que abertura de capital da CEF não está no horizonte. Mobilização não pode parar!
A luta do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, da Fenae e das demais entidades representativas para que a Caixa Econômica Federal continue 100% pública e parceira do Estado na execução de políticas públicas ganha impulso e conquista aliados dos mais diferentes setores. Na sexta-feira (17), o caráter público do banco foi defendido pelo presidente Gilberto Occhi, em entrevista para o “Estadão/Broadcast”. Segundo ele, “a abertura de capital da empresa não vai acontecer em nenhum governo, pois a Caixa é o único banco federal 100% público que cumpre políticas públicas de governo”.
Embora o assunto esteja sendo discutido no Conselho de Administração da Caixa, Occhi disse que a transformação do banco em Sociedade Anônima “não está em nenhum horizonte”, dado que “precisa de uma lei específica do Congresso Nacional”. Para o executivo, que é empregado de carreira da Caixa, não existe vantagem em alterar o Estatuto para que a empresa tenha característica de S/A, explicando ainda que essa iniciativa não partiu do seu gabinete, ao mesmo tempo que negou o fato de a própria presidente do CA, Ana Paula Vescovi, defender o processo de abertura de capital, alegando que “ela não pode fazer isso”.
As declarações de Gilberto Occhi foram recebidas com estranheza pelo movimento nacional dos trabalhadores da Caixa, como explica o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/
Ainda na avaliação de Jair Ferreira, a mobilização dos trabalhadores e da sociedade precisa ser intensificada dia após dia. “Está claro que há divergências no governo sobre esse assunto. Como destacou o Occhi, melhorar a governança não é um motivo plausível para a Caixa virar Sociedade Anônima. Independentemente disso, nós temos que continuar conscientizando a todos sobre a importância da Caixa para o país. Temos que combater até mesmo qualquer proposta de fatiamento do banco”, diz.
Defenda a Caixa você também
A campanha “Defenda a Caixa você também”, que começa a tomar conta do país, tem mostrado a importância do banco para o Brasil e os brasileiros, destacando a atuação em áreas como habitação, saneamento básico, infraestrutura, educação, esporte, cultura, entre outras. Ela foi lançada no dia 3 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ), e é o carro-chefe do Comitê Nacional em Defesa da Caixa.
Acesse www.defendaacaixa.com.br e saiba mais!
MAIS NOTÍCIAS
- A nova realidade do endividamento brasileiro
- Candidaturas apoiadas pelo Sindicato vencem eleições do Economus
- Escala 6x1 é denunciada no Senado como forma de violência estrutural contra as mulheres
- Empossados os integrantes do Conselho Fiscal da Cabesp
- “Super Injusto”: Ninguém entende o Super Caixa, nem a Caixa!
- Itaú é denunciado por dificultar afastamento de trabalhadores adoecidos
- Funcef fecha primeiro trimestre com desempenho positivo. Planos superam metas
- Bradesco amplia lucro no 1º trimestre de 2026 enquanto mantém cortes de empregos e fechamento de agências
- Itaú lucra R$ 12,2 bilhões no 1º trimestre, enquanto segue fechando postos de trabalho e agências
- Engajamento e mobilização para a Consulta Nacional é fundamental para sucesso da Campanha Nacional da categoria
- Audiência no Senado vai debater escala 6x1 como forma de violência estrutural contra as mulheres
- Clube dos Bancários terá novo horário de funcionamento. Confira!
- 42º Congresso Estadual dos Empregados da Caixa será dia 16 de maio
- Banco Mercantil registra lucro recorde no 1º trimestre, mas trabalhadores cobram valorização e melhores condições
- Prazo para votar nas eleições do Economus termina dia 7 de maio; participe!