Mesa temática sobre segurança é retomada
A Contraf-CUT, federações e sindicatos de bancários retomam na próxima quarta-feira, dia 16, às 15h30, a Mesa Temática de Segurança Bancária com a Fenaban, em São Paulo. Trata-se de uma das conquistas da Campanha Nacional 2010 e será a primeira reunião em 2011.
"Esperamos discutir a pauta de reivindicações dos bancários, buscando novos avanços, a exemplo do ano passado, quando inserimos uma nova cláusula de segurança bancária na convenção coletiva, fruto das quatro reuniões da Mesa Temática e da mobilização da categoria", afirma o secretário de imprensa da Contraf-CUT e coordenador do Coletiva Nacional de Segurança Bancária, Ademir Wiederkehr.
"As medidas introduzidas em 2010, após muitos anos sem avanços, trouxeram melhorias na assistência às vítimas de assaltos e sequestros, bem como asseguram informações e registros sobre a violência nos bancos", destaca. "Mas ainda há muito a conquistar para proteger a vida de trabalhadores e clientes, e garantir mais segurança nos estabelecimentos", frisa o diretor da Contraf-CUT.
Confira a íntegra da cláusula conquistada em 2010:
CLÁUSULA TRIGÉSIMA: SEGURANÇA BANCÁRIA - PROCEDIMENTOS ESPECIAIS
Na ocorrência das situações previstas na Cláusula Vigésima Nona, e sem prejuízo da indenização ali prevista, os Bancos adotarão as seguintes medidas:
a) No caso de assalto a qualquer agência ou posto de atendimento bancário, todos os empregados presentes terão direito a atendimento médico ou psicológico logo após o ocorrido, e será feita comunicação à CIPA, onde houver.
b) Em caso de assalto ou ataque contra qualquer agência ou posto de atendimento bancário, consumado ou não o roubo, ou, ainda, em caso de sequestro consumado, o banco registrará o Boletim de Ocorrência Policial.
c) O banco avaliará o pedido de realocação para outra agência ou posto de atendimento bancário, apresentado pelo empregado que for vítima de sequestro consumado.
d) Os dados estatísticos nacionais sobre ocorrências de assaltos e ataques, cujos roubos tenham sido consumados ou não, serão discutidos, semestralmente, na Comissão Bipartite de Segurança Bancária, referida na Cláusula 43ª desta Convenção.
Reunião do Coletivo Nacional de Segurança Bancária
Antes da Mesa Temática, no mesmo dia, às 9h, a Contraf-CUT promove uma reunião do Coletivo Nacional de Segurança Bancária, na sede da entidade (Rua Líbero Badaró, 158 - 1º andar), no centro de São Paulo.
"Vamos preparar os debates com a Fenaban, na perspectiva de iniciar uma nova caminhada para conquistar mais avanços para os trabalhadores", salienta Ademir.
Na região
As discussões sobre segurança são retomadas numa época em que inúmeros ataques a bancos vem sendo registrados em Catanduva e região. Catiguá, Palmares Paulista, Taiúva e Borborema são algumas das cidades onde foram verificados, recentemente, casos dessa natureza.
Nas agências, o descaso em relação à segurança dos funcionários e dos clientes tem contribuído para o aumento na quantidade de furtos a caixas eletrônicos e de golpes.
Em algumas ocasiões, bandidos chegaram ao cúmulo de se disfarçar de funcionários para lesarem os clientes.
Já as casas lotéricas, que não contam com vigilantes ou dispositivos como porta giratória, tornaram-se alvos preferenciais dos assaltantes. São diversos os casos de estabelecimentos do genêro na região, principalmente nas pequenas cidades, que acabaram invadidos por ladrões armados.
Isso tudo demonstra que os bancos precisam rever urgentemente sua política sobre segurança, antes que o descaso acabe por custar vidas.
Fonte: Contraf-CUT/Com Redação
MAIS NOTÍCIAS
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade
- Estudo da USP revela que alta de juros aumenta mais o desemprego entre homens negros
- Em reunião na Vice-Presidência de Pessoas da Caixa, movimento sindical apresenta pesquisa de saúde física e mental dos empregados
- Clube terá horário especial de funcionamento neste fim de ano. Confira!