15/03/2011

‘Disque Fila’ só adiantará se houver empenho do poder público

Depois de inúmeras denúncias feitas pelo Sindicato, a Câmara Municipal de Catanduva deicidiu tomar uma atitude em relação à vergonhosa situação das filas nos bancos. O vereador Luís Pereira quer acrescentar uma emenda à legislação municipal que trata do assunto.

Pela proposta do parlamentar, seria criada uma espécie de “Disque Fila”, destinado a colocar o cliente em contato com o setor de fiscalização da prefeitura.  Isso ajudaria, em tese, a diminuir a burocracia no momento da denúncia.

Assim que recebesse a reclamação, o fiscal teria de se deslocar até a agência e fazer a autuação, nos casos em que as irregularidades ficassem comprovadas.

Na opinião do presidente interino do Sindicato, Roberto Carlos Vicentim, a ideia é válida, mas, para que funcione, é necessário que a prefeitura demonstre empenho em fiscalizar e punir os infratores, coisa que não tem acontecido, pelo menos até agora.

“Em muitas cidades do Estado, as prefeituras costumam encaminhar fiscais até as agências, para verificar se a legislação está sendo cumprida. Aqui, em Catanduva, não temos notícia de que algo parecido tenha ocorrido alguma vez”, critica.

Caso a lei venha a ser aprovada e entre em vigor, o Sindicato pretende fazer marcação cerrada sobre o poder público, para verificar que o dispositivo terá de fato algum efeito benéfico para a população.

O Sindicato também continuará cobrando os bancos quanto à necessidade de contratarem mais funcionários. Além de agilizar o atendimento à população, a medida evitaria que os bancários tivessem de se desdobrar em dezenas de funções, numa única vez.

Sim, pois, no entendimento do Sindicato, o que deveria ser regra nas relações de trabalho (e não exceção) é o respeito aos trabalhadores e aos clientes.

Fonte: Redação


SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS