Bancos de Catanduva seguem ignorando Lei das Filas
Os bancos instalados em Catanduva continuam a pisotear a lei municipal que delimita o tempo que o cliente deve aguardar na fila para ser atendido. O assunto foi tema de matéria publicada na edição desta quinta-feira, 11 de março, do jornal O Regional.
De acordo com a reportagem, a situação nos bancos de Catanduva na Quarta-feira de Cinzas beirou o caos. “Longas filas, terminais de auto-atendimento instáveis e quantidade de caixas insuficientes. Esse foi o cenário encontrado por quem tentou realizar pequenas operações, seja efetuar um saque ou pagar uma conta”, afirma o texto.
A reportagem também informa que nas agências da área central de Catanduva chegaram a se formar filas com mais de 100 pessoas. Apesar disso, apenas uma pequena parte dos caixas atendia ao público.
O secretário-geral do Sindicato, Roberto Carlos Vicentim, que ocupa interinamente a presidência da entidade, criticou a falta de fiscalização dos órgãos públicos sobre os bancos de Catanduva. “Há uma burocratização para o cliente efetuar sua a reclamação”, disse, referindo-se às dificuldades criadas pela prefeitura para fazer cumprir uma lei que ela própria sancionou.
De acordo com Roberto, o déficit de empregados nas agências é outro ponto que ajuda a agravar o problema das filas na cidade. “A política de contratação de funcionários precisa ser revista (pelos bancos). O cliente não pode ser empurrado para o atendimento em correspondentes bancários e lotéricas, locais onde não há segurança alguma”, frisou.
Pela legislação em vigor, o período de espera nas filas não pode exceder 20 minutos, em dias normais. Nas vésperas e nos dias seguintes aos feriados prolongados, o prazo sobe para 30 minutos. O Sindicato recomenda aos clientes que, a despeito da má vontade dos órgãos públicos em fiscalizar e punir os bancos, façam sua denúncia ao Procon e à prefeitura. Enquanto a sociedade seguir calada, os bancos continuarão a caçoar das leis de nossa cidade.
Fonte: Redação
MAIS NOTÍCIAS
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade
- Estudo da USP revela que alta de juros aumenta mais o desemprego entre homens negros
- Em reunião na Vice-Presidência de Pessoas da Caixa, movimento sindical apresenta pesquisa de saúde física e mental dos empregados
- Clube terá horário especial de funcionamento neste fim de ano. Confira!