11/03/2011

Bancos de Catanduva seguem ignorando Lei das Filas

Os bancos instalados em Catanduva continuam a pisotear a lei municipal que delimita o tempo que o cliente deve aguardar na fila para ser atendido. O assunto foi tema de matéria publicada na edição desta quinta-feira, 11 de março, do jornal O Regional.

De acordo com a reportagem, a situação nos bancos de Catanduva na Quarta-feira de Cinzas beirou o caos. “Longas filas, terminais de auto-atendimento instáveis e quantidade de caixas insuficientes. Esse foi o cenário encontrado por quem tentou realizar pequenas operações, seja efetuar um saque ou pagar uma conta”, afirma o texto.

A reportagem também informa que nas agências da área central de Catanduva chegaram a se formar filas com mais de 100 pessoas. Apesar disso, apenas uma pequena parte dos caixas atendia ao público.

O secretário-geral do Sindicato, Roberto Carlos Vicentim, que ocupa interinamente a presidência da entidade, criticou a falta de fiscalização dos órgãos públicos sobre os bancos de Catanduva. “Há uma burocratização para o cliente efetuar sua a reclamação”, disse, referindo-se às dificuldades criadas pela prefeitura para fazer cumprir uma lei que ela própria sancionou.

De acordo com Roberto, o déficit de empregados nas agências é outro ponto que ajuda a agravar o problema das filas na cidade. “A política de contratação de funcionários precisa ser revista (pelos bancos). O cliente não pode ser empurrado para o atendimento em correspondentes bancários e lotéricas, locais onde não há segurança alguma”, frisou.

Pela legislação em vigor, o período de espera nas filas não pode exceder 20 minutos, em dias normais. Nas vésperas e nos dias seguintes aos feriados prolongados, o prazo sobe para 30 minutos. O Sindicato recomenda aos clientes que, a despeito da má vontade dos órgãos públicos em fiscalizar e punir os bancos, façam sua denúncia ao Procon e à prefeitura. Enquanto a sociedade seguir calada, os bancos continuarão a caçoar das leis de nossa cidade.

Fonte: Redação


SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS