TST afasta prescrição de pedido de incorporação da CTVA paga pela Caixa
Ao analisar ação impetrada por empregada da Caixa Econômica Federal, a Seção I de Dissídios Individuais (SDI-1) do Tribunal Superior do Trabalho (TST), por maioria de votos de seus ministros, considerou não existir prescrição de direito de trabalhadora da empresa de requerer a incorporação da parcela Complementação Variável de Ajuste ao Piso de Mercado (CTVA) um mês após a suspensão do pagamento, apesar de transcorridos mais de cinco anos da criação do benefício.
A ação foi analisada pela SDI-1 depois de ter passado pela Quinta Turma do TST, que considerou prescrita a pretensão da bancária, sob a alegação de que o plano de carreira da Caixa que criara a parcela CTVA datava de 1998, enquanto a ação fora proposta somente em 2007. Pelo entendimento da Quinta Turma do Tribunal, a alteração contratual era decorrente de ato único do empregador, atingindo parcelas não asseguradas por lei.
Ocorre, porém, que a empregada recebeu a parcela CTVA até abril de 2007, quando foi destituída do cargo de gerente geral. No mês seguinte a essa data, por entender que o benefício tinha natureza salarial e não poderia ter sido suprimido, a bancária ajuizou ação com pedido de incorporação da parcela, defendendo ainda que o marco inicial da prescrição era o momento da perda da função em que ocorreu a redução salarial, e não a data da alteração do regulamento da empresa.
A SDI-1 deu razão à trabalhadora. Essa decisão teve por base o entendimento de que o ato a partir do qual nasceu a pretensão não foi a mudança contratual de 1998, que substituiu a função comissionada pela CTVA, mas sim o prejuízo decorrente do ato de destituição da empregado do cargo em comissão, com a consequente supressão do pagamento da parcela.
Com isso, fica afastada a prescrição da pretensão da empregada e a SDI-1 determinou ainda o retorno do processo à Quinta Turma para exame do pedido.
Fonte: TST
MAIS NOTÍCIAS
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade
- Estudo da USP revela que alta de juros aumenta mais o desemprego entre homens negros
- Em reunião na Vice-Presidência de Pessoas da Caixa, movimento sindical apresenta pesquisa de saúde física e mental dos empregados
- Clube terá horário especial de funcionamento neste fim de ano. Confira!