No Fórum Social, Lula diz que países ricos não são sensíveis à pobreza e à fome
O ex-presidente Luiz Inácio Lula Silva criticou os países ricos nesta segunda-feira (7) em discurso no Fórum Social Mundial. "Eu participei de reuniões do G20 e vi que eles não têm sensibilidade para o problema da fome, para a pobreza no mundo". Lula disse ainda que os países emergentes só foram chamados a participar de reuniões porque os países ricos estão em crise "e precisavam da nossa ajuda".
Ao falar no 11º Fórum Social Mundial, em Dacar, o ex-presidente do Brasil foi destaque ao abordar o tema "As Crises do Sistema e das Civilizações". Essas reuniões, disse Lula, "são nossos encontros com as ideologias que diziam estar perdidas. No Fórum nos reunimos para para dizer que um outro mundo é possível e necessário. Esse é um sonho que não vamos abandonar nunca".
Lula condenou a especulação dos preços e matéria prima e acusou os Estados Unidos de não permitir que a Rodada de Doha tivesse um fim, em 2008. Lembrou que esta não é uma briga apenas de presidentes, mas também de ativistas que participam de encontros como o Fórum Social.
O ex-presidente brasileiro fez questão de lembrar os avanços de seu governo "com o maior salário mínimo dos últimos 40 anos e a criação de 15 milhões de empregos formais, com carteira assinada". A fala de Lula foi totalmente direcionada para África, local de realização do Fórum, Um de seus objetivos pessoais, de agora em diante, é de ajudar na implantação de programas sociais que fizeram sucesso em seus oito anos como presidente do Brasil. Lula lembrou que o mundo precisa de mais países emergentes para sair da crise e uma das medidas que devem ser tomadas é "incorporar os cidadãos da África neste processo".
Depois de falar sobre os protestos que atingem os países árabes, Lula pediu a criação de um estado palestino independente e foi muito aplaudido. O ex-presidente do Brasil enfatizou que tem que ser um estado viável economicamente e que viva em paz com Israel.
Esta é a primeira viagem internacional de Lula depois que deixou a Presidência da República, em 1ºde janeiro. Mesmo não fazendo parte da delegação oficial do Brasil, Lula teve status privilegiado no evento. Em 2010, em Porto Alegre, o ex-presidente do Brasil anunciou que estaria em Dacar. Cumpriu a promessa. (Com informações do Estado de S.Paulo)
Fonte: Sul 21
MAIS NOTÍCIAS
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade
- Estudo da USP revela que alta de juros aumenta mais o desemprego entre homens negros
- Em reunião na Vice-Presidência de Pessoas da Caixa, movimento sindical apresenta pesquisa de saúde física e mental dos empregados
- Clube terá horário especial de funcionamento neste fim de ano. Confira!