Caixa é condenada por demitir terceirizada que estava grávida
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) condenou a Caixa Federal a indenizar em R$ 15 mil uma empregada terceirizada e grávida, que lhe prestava serviços de assistência técnica de informática.
Dispensada sem justa causa pelas empresas que a contrataram, a Brasília Serviços de Informática e a Quantta Informática e Consultoria, a empregada gestante entrou com ação por se sentir lesada, fragilizada e com dificuldades para conseguir nova colocação no mercado de trabalho.
Ao analisar o processo, o ministro Vieira de Mello Filho, relator da 1ª Turma do TST, informou que as empresas sabiam do estado da empregada e mesmo assim a dispensaram com a promessa de recontratação - o que nunca ocorreu. Além disso, ele destacou que houve uma lesão à dignidade da pessoa humana com ato discriminatório e comprometendo a subsistência do filho.
Ao dar a sentença de indenização por danos morais no valor de R$ 15 mil, o ministro condenou a Caixa Federal e a Quantta Informática e Consultoria, a compensar os danos morais causados à empregada.
Fonte: Sindicato dos Bancários de São Paulo
MAIS NOTÍCIAS
- Banco do Brasil: trabalhadores esperam respostas na negociação desta sexta-feira (14)
- Dia do Bancário: Sindicato prepara live com sorteio de prêmios e celebração à categoria
- Banco do Brasil não apresenta proposta econômica nem devolutivas e frustra funcionários
- Assembleia na segunda-feira (17) delibera sobre proposta da Fenaban e paralisação no dia 20. Participe!
- Saúde Caixa: Banco insiste em proposta que gera perda de remuneração aos empregados
- Atenção! Bancários têm até 31 de agosto para usufruir da folga assiduidade
- Bancos frustram bancários e não trazem índice de reajuste salarial
- Sem apresentar índice, Fenaban quer dividir a categoria com reajustes diferenciados
- COE e Santander retomam negociação específica nesta quarta-feira (12)
- CEE/Caixa orienta empregados a não responderem consulta sobre migração de função antes da negociação
- Em visita ao Sindicato, deputado Marcolino apresenta projeto pela manutenção das agências e debate desafios da categoria
- Campanha Dia das Crianças Solidário: Sindicato é ponto de coleta para doação de brinquedos e doces. Colabore!
- Santander nega avanços em reivindicações econômicas e avalia demandas sindicais em quarta rodada de negociação
- Em defesa dos empregos e das agências, Sindicato mobiliza bancários e denuncia desmonte do Bradesco
- Chapa Representação de Verdade vence eleição da SantanderPrevi