Sindicato paralisa agências em Catanduva para protestar contra autoritarismo do Santander
Com apoio dos trabalhadores, o Sindicato paralisou, nesta terça-feira, 1 de fevereiro, as duas agências do Santander em Catanduva, para protestar contra o autoritarismo do banco espanhol.
A instituição financeira quer que seus funcionários engulam uma eleição antidemocrática - muito semelhante aos famigerados colégios eleitorais da época da ditadura - para os Conselhos Deliberativo e Fiscal do SantanderPrevi, sucessor do fundo de pensão HolandaPrevi.
Diretores do Sindicato estão desde as 8h em frente às agências, distribuindo panfletos aos funcionários e clientes do banco. A paralisação deverá durar até meio-dia. O presidente da entidade, Amarildo Davoli, fez questão de frisar que a atividade não tem por objetivo prejudicar a população, mas sim chamar o banco à negociação.
“Sempre estivemos abertos ao diálogo. O problema é que o Santander não se mostra disposto a conversar com o movimento sindical. Diante de tamanha intransigência, o protesto é a única forma de preservar os direitos dos trabalhadores”, afirma Amarildo.
Nos próximos dias, a direção do Sindicato ficará atenta às movimentações do Santander e não tolerará mais atitudes desrespeitosas em relação aos trabalhadores brasileiros. Caso o comando do banco se recuse a negociar, os bancários de Catanduva e do restante do país irão intensificar os protestos, até que a instituição financeira aceite realizar eleições de fato democráticas.
Entenda o problema
Com dezenas de milhares de associados em todo o Brasil, o SantanderPrevi é sucessor do fundo de previdência complementar HolandaPrevi, do extinto banco Real, hoje incorporado ao Santander.
Desde julho do ano passado, o movimento sindical cobra do banco espanhol informações a respeito das eleições para a direção do fundo de pensão. Mas, numa atitude de desprezo em relação aos funcionários brasileiros e seus representantes, a direção do Santander se negou a fornecer qualquer resposta.
Semana passada, porém, os sindicatos foram surpreendidos por um comunicado interno do banco, informando a respeito da votação para escolha dos membros do Conselho Deliberativo e Fiscal do SantanderPrevi.
A informação revoltou os trabalhadores, pois ficou claro que o Santander decidiu a questão de forma unilateral, sem consultar a opinião de seus empregados.
O Sindicato não reconhece a validade dessas eleições mascaradas, propostas pelo banco espanhol. A entidade reafirma que, no seu entendimento, o Santander agiu de forma pouco transparente, ao não comunicar as entidades dos trabalhadores sobre o pleito e ao não ter sequer a decência de divulgar o edital de convocação do processo eleitoral.
Fonte: Redação
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa: Promoção por Mérito é conquista e precisa ser paga em janeiro
- Lucro de bancos no Brasil supera os ganhos do setor em 15 países latino-americanos somados
- Edital convoca empregados da Caixa para assembleia extraordinária virtual no dia 4 de agosto
- Lucro do Santander despenca em meio a demissões, terceirizações e fechamento de agências
- Trabalhadores voltam à mesa de negociação com os bancos nesta quinta-feira (30) para discutir cláusulas econômicas
- Campanha Nacional: movimento sindical cobra aumento real, diante do alto nível de lucratividade dos bancos
- Mesa única de negociação: o escudo que salvou bancários do arrocho e agora volta a ser alvo dos bancos
- Representação dos empregados pede reunião com presidente da Caixa após notícias sobre atletas patrocinados
- COE cobra avanços em saúde e condições de trabalho na terceira negociação específica com o Santander
- COE entrega pauta específica ao Bradesco e reforça defesa do emprego e dos direitos dos bancários
- Terceira rodada de negociação com o Santander terá saúde como tema central nesta terça-feira (28)
- Dia Nacional de Luta: Sindicato intensifica mobilização em Catanduva para fortalecer campanha e defender direitos da categoria
- Quem faz a Caixa merece cuidado: em Dia Nacional de Luta, bancários de Catanduva cobram responsabilidade do banco com o Saúde Caixa
- Em Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, Sindicato faz alerta sobre o adoecimento da categoria bancária
- Clube dos Bancários conclui serviços de manutenção e reabre a partir desta terça-feira (28)