Empresa condenada por impedir uso do banheiro
A 1ª Vara do Trabalho de Ribeirão Preto (SP) condenou a empresa de segurança Engefort e o Carrefour a pagar indenização por danos morais a um segurança que trabalhava como vigilante terceirizado no supermercado.
O segurança alegou na Justiça que em determinado período em que trabalhou no supermercado não havia água potável nem instalações sanitárias disponíveis para o seu uso. E revelou que para fazer suas ‘necessidades’, tinha de ir a um terreno baldio ao lado ou fazer escondido no local que, na época, estava em obras.
Ao analisar o processo, o juiz Renato Henry Sant'Anna entendeu que a falta de água potável e a ausência de banheiro gerava constrangimento e sofrimento íntimo ao segurança. E citou ainda que esses são direitos fundamentais do trabalhador e que qualquer ausência ou impedimento pode ser caracterizado como discriminação. Dessa forma, para ele, as empresas desrespeitaram a Norma Regulamentadora 24, que trata das condições sanitárias e do conforto nos locais de trabalho, normas criadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Ao concluir a ação, o juiz condenou as duas empresas a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 2 mil, além de hora extra e adicional noturno ao trabalhador terceirizado.
Fonte: Sindicato dos Bancários de São Paulo
MAIS NOTÍCIAS
- Banco do Brasil: trabalhadores esperam respostas na negociação desta sexta-feira (14)
- Dia do Bancário: Sindicato prepara live com sorteio de prêmios e celebração à categoria
- Banco do Brasil não apresenta proposta econômica nem devolutivas e frustra funcionários
- Assembleia na segunda-feira (17) delibera sobre proposta da Fenaban e paralisação no dia 20. Participe!
- Saúde Caixa: Banco insiste em proposta que gera perda de remuneração aos empregados
- Atenção! Bancários têm até 31 de agosto para usufruir da folga assiduidade
- Bancos frustram bancários e não trazem índice de reajuste salarial
- Sem apresentar índice, Fenaban quer dividir a categoria com reajustes diferenciados
- COE e Santander retomam negociação específica nesta quarta-feira (12)
- CEE/Caixa orienta empregados a não responderem consulta sobre migração de função antes da negociação
- Em visita ao Sindicato, deputado Marcolino apresenta projeto pela manutenção das agências e debate desafios da categoria
- Campanha Dia das Crianças Solidário: Sindicato é ponto de coleta para doação de brinquedos e doces. Colabore!
- Santander nega avanços em reivindicações econômicas e avalia demandas sindicais em quarta rodada de negociação
- Em defesa dos empregos e das agências, Sindicato mobiliza bancários e denuncia desmonte do Bradesco
- Chapa Representação de Verdade vence eleição da SantanderPrevi