MPF entra com ação para garantir segurança no banco postal dos Correios
Em virtude do aumento dos assaltos aos estabelecimentos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), o Ministério Público Federal (MPF) ajuizou na terça-feira (23) uma ação civil pública com o objetivo de garantir a segurança das agências. Isto porque desde que começou a funcionar como correspondentes bancários do Bradesco, em 2001, as agências atrairam a atenção dos assaltantes por movimentarem considerável volume de dinheiro.
De acordo com dados da Polícia Federal e do próprio Correios, o crescimento significativo de assaltos, principalmente no interior do Estado, gerou centenas de procedimentos criminais instaurados no MPF/RN. Dessa forma, a ação pretende aplicar a lei de nº 7102/83, que determina a necessidade de vigilância armada em qualquer estabelecimento financeiro.
Segundo o procurador da República, Rodrigo Telles de Souza, que assina a ação, "cabe ao Banco Bradesco e aos Correios garantir a segurança da agência".
O procurador afirma que a lei estabelece de forma genérica essas medidas de segurança. "Essas providências devem ser acompanhadas pelo Ministério da Justiça e Polícia Federal", disse, revelando ainda que "as medidas de seguranças dos Correios são claramente insuficientes e exige melhorias".
Para o Bradesco, a responsabilidade pela segurança das agências é dos Correios. Já a empresa estatal entende que, mesmo atuando como um correspondente bancário, não está sujeita às exigências da lei 7102/83.
Segundo Fausto Weiler, assessor de imprensa dos Correios, a empresa vai recorrer à decisão. "Não consideramos que somos um banco e, por isso, vamos recorrer", esclareceu Fausto.
Fonte: Tribuna do Norte
MAIS NOTÍCIAS
- Com início do recesso no Congresso, movimento sindical bancário projeta para 2026 atuação nas pautas de interesse dos trabalhadores
- Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade