Bandidos tentam instalar ‘chupa-cabras’ em caixa eletrônico da Caixa de Monte Alto
Três homens foram presos pela PM (Polícia Militar) em Monte Alto (a 66 quilômetros de Catanduva), na noite da última sexta-feira, dia 19, enquanto tentavam instalar um “chupa-cabras” (equipamento usado na clonagem de cartões eletrônicos) em um terminal de auto-atendimento da Caixa Econômica Federal.
A polícia desconfia que outros dois indivíduos ofereciam cobertura , enquanto o trio tentava instalar o equipamento, mas o fato ainda não foi confirmado. Além do “chupa-cabras”, as autoridades apreenderam um automóvel Gol, que estava no poder dos acusados.
O caso volta a colocar em evidência a fragilidade do sistema de segurança dos bancos da região. Este ano, um “chupa-cabra” foi encontrado na agência do Santander de Monte Alto.
No dia 13 de setembro, um caixa eletrônico do Santander da rua Brasil, em Catanduva, também foi alvo de uma tentativa semelhante de golpe.
Nos últimos anos, a questão da segurança tem sido uma das principais preocupações dos bancários, devido a problemas como o avanço da criminalidade no país e o aumento no número de assaltos a agências e postos de atendimento bancário.
Recentemente, funcionários de instituições financeiras, bem como seus familiares, têm sido alvo de quadrilhas especializadas em sequestros.
Clientes e usuários dos bancos também têm sido vítimas da onda de violência. Isso ficou bastante evidente no caso registrado em Monte Alto, na última sexta-feira.
Se a polícia não tivesse chegado a tempo, os bandidos certamente teriam conseguido instalar o equipamento no terminal de auto-atendimento, o que traria prejuízos incalculáveis aos cidadãos que viessem a utilizar o caixa eletrônico.
Apesar do avanço da criminalidade, os bancos parecem não estar preocupados em garantir a integridade de seus clientes e funcionários. Nas negociações da Campanha Nacional deste ano, os representantes dos banqueiros rejeitaram a maioria das propostas sobre segurança feitas pelo Comando Nacional dos Bancários.
Em várias regiões do país, as instituições financeiras vêm adotando medidas temerárias, como a retirada das portas giratórias e a diminuição no efetivo de vigilantes, fatos que, a médio prazo, poderão acarretar em sérios prejuízos à segurança dos trabalhadores e da população em geral.
Fonte: Rodrigo Ferrari/Sindicato dos Bancários de Catanduva
MAIS NOTÍCIAS
- Mudanças na Caixa às vésperas das negociações acendem alerta e geram cobrança por respeito aos empregados
- Ampliação da representatividade fortalece organização dos trabalhadores do ramo financeiro
- Torneio de Futebol 1º de Maio acontece amanhã, dia 23/05 no Clube dos Bancários
- COE cobra do Santander esclarecimentos sobre o “Conduta Certo”
- A direita e o centrão querem adiar o fim da 6x1 e criar benefícios fiscais para os empresários!
- CUSC cobra transparência e reunião urgente para debater problemas no Saúde Caixa
- Consulta Nacional mobiliza a categoria bancária em todo o país
- O que é jornada de trabalho, por que é preciso reduzi-la e acabar com a escala 6x1
- Fim da escala 6x1 sem redução salarial beneficiará metade dos trabalhadores do país
- Empregados da Caixa em SP debatem pautas e elegem representantes para o Conecef
- STF confirma constitucionalidade da Lei da Igualdade Salarial e reforça obrigação de transparência das empresas
- Comando Nacional propõe “Pacto pela saúde dos bancários"
- Lucro contábil da Caixa é de R$ 3,469 bilhões no primeiro trimestre de 2026
- COE Bradesco debate renovação do Supera para 2026 e garante avanço para gestantes
- Lucro do Banco do Brasil despenca 53,5% no 1º trimestre de 2026