Bancários reforçam luta pela igualdade racial
Será celebrado neste sábado, 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra. Instituído em homenagem à data da morte de Zumbi dos Palmares, simbolizando a história de lutas dos brasileiros contra o racismo e a discriminação e por igualdade de direitos e de oportunidades. Os bancários brasileiros têm um papel importante nessa batalha, com conquistas no combate às desigualdades dentro dos bancos.
"A cobrança por igualdade de oportunidades vem sendo há anos uma importante reivindicação nas campanhas salariais e nas negociações específicas, desde que a CNB-CUT (a já extinta Confederação Nacional dos Bancários) publicou, em 2001, a cartilha 'Os rostos dos bancários'", lembra o presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, Almir Aguiar. Tomando como base uma pesquisa do Dieese, a publicação comprovava a existência da discriminação nos bancos em relação aos negros, mulheres e portadores de deficiências.
O dirigente sindical frisa que, mesmo com o resultado do levantamento, os bancos se negaram a admitir a existência da discriminação e, como consequência, a inclusão de uma cláusula na convenção coletiva da categoria prevendo um programa que tivesse como objetivo a igualdade de oportunidades. Mas devido à insistência dos bancários e da entrada em cena do Ministério Público do Trabalho, em 2008 os bancos concordaram em realizar uma pesquisa conjunta sobre o tema, conhecida como o Mapa da Diversidade.
O que mostrou a pesquisa
Entre outras injustiças cometidas pelos bancos, o levantamento mostrou que apenas 19% dos bancários são negros contra 35,5% no conjunto dos trabalhadores no Brasil com carteira assinada. Somente 4,8% dos postos de diretoria e superintendência e 14,9% das gerências são ocupados por negros. O estudo comprovou também que os bancários negros recebem em média 84,1% do valor do salário dos brancos, sendo as bancárias negras ainda mais discriminadas.
Por causa da pressão dos sindicatos, e a partir da publicação desses dados, os bancários conquistaram uma cláusula na Convenção Coletiva de Trabalho instituindo mesa temática sobre igualdade de oportunidades. A Febraban também implantou um programa de valorização da diversidade, com o objetivo de combater a discriminação e promover a busca de direitos iguais para todos.
"Conquistamos avanços importantes, mas não basta obter conquistas no papel. As pesquisas mostram como o preconceito funciona na vida real e é necessário avançar para acabar de uma vez por todas com as discriminações, até que conquistemos na prática o pleno direito de igualdade e de cidadania para todos os brasileiros", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.
Fonte: Contra-CUT
MAIS NOTÍCIAS
- Com início do recesso no Congresso, movimento sindical bancário projeta para 2026 atuação nas pautas de interesse dos trabalhadores
- Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade