16/11/2010

PL da Isonomia recebe parecer favorável

Na última quarta-feira, dia 10, o relator do Projeto de Lei (PL) 6259/2005 - PL da Isonomia, que dispõe sobre a isonomia salarial, de benefícios e vantagens dos empregados do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste do Brasil - deputado federal Osmar Júnior (PC do B-PI), apresentou parecer favorável à aprovação do projeto na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara Federal.

Com o parecer favorável apresentado à Comissão, a expectativa é que o projeto possa ser aprovado na CFT o mais breve possível. Os funcionários dos bancos públicos federais esperam que o PL avance com mais celeridade ao longo de 2011.

As discriminações começaram a partir de 1998, época em que os bancos públicos federais estavam sendo preparados para a privatização. De 2003 para cá, o movimento nacional dos empregados da Caixa conseguiu, através de lutas e greves, avançar em alguns pontos as Apips, o parcelamento do adiantamento de férias, o Saúde Caixa, o Novo Plano da Funcef e a unificação do Plano de Cargos e Salários (PCS). No entanto, ainda falta conquistar o Adicional por Tempo de Serviço (ATS), também conhecido como anuênio, e a licença-prêmio.

No final do ano passado, durante o encontro nacional dos dirigentes sindicais da Caixa, realizado em São Paulo, foi definido que 2010 é o Ano da Isonomia na Caixa. Com base nessa decisão, desde o início do ano vêm sendo promovidas mobilizações no Brasil inteiro, como o Dia Nacional de Luta que aconteceu em 27 de janeiro, com manifestações em agências e unidades.

A exemplo do que acontece na Caixa, os trabalhadores dos demais bancos federais - Banco do Brasil, Banco do Nordeste (BNB) e Banco do Amazônia (Basa) -, além de outros órgãos federais, também sofrem discriminações provocadas pela falta de isonomia

Fonte: Redação/Com Informações da AFBNB 


SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS