Congresso da UNI defende emprego e condições de trabalho em recado ao G20
Os delegados e convidados do 3º Congresso Mundial da UNI Sindicato Global, reunidos em Nagasaki, Japão, mandaram nesta quarta-feira (10)um recado para os líderes do G20, grupo das 20 maiores economias do mundo, que estão em Seul, capital da Coréia do Sul.
Os cerca de 2 mil participantes, que representam cerca de 20 milhões de trabalhadores por todo o planeta, defendem a mudança de regras no mundo do trabalho que desenvolva justiça, respeito e dignidade para os trabalhadores por meio de pagamento justo e boas condições de trabalho. Para tal, estão lançando no congresso um novo plano de ação, denominado Rompendo Barreiras.
"Nosso plano para romper barreiras é construído no fato de que nós podemos organizar, quando negociamos, nós mudamos a vida dos trabalhadores", diz Philip Jennings, secretário-geral da UNI. "Isso desafia elites, instituições globais - desde o G20 e o FMI até OMC - a nos dar assento na mesa. Sem voz dos trabalhadores? Então sem legitimidade. Sem voz dos trabalhadores? Sem mudanças."
Para o presidente mundial da UNI, Joe Hansen, "o G20 está muito preocupado com os mercados e com a economia. Ele não presta muito a atenção ao emprego e às condições de trabalho".
Fonte: Carlos Fernandes - Seeb São Paulo
MAIS NOTÍCIAS
- Com início do recesso no Congresso, movimento sindical bancário projeta para 2026 atuação nas pautas de interesse dos trabalhadores
- Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade