Bancários denunciam desrespeito do Santander aos trabalhadores
Dirigentes da FETEC-CUT/SP, Sindicato de São Paulo, Contraf-CUT e Afubesp realizaram nesta sexta-feira, 5/11, uma atividade em todos os prédios administrativos do Santander: Casa 1, 2 e 3 e Torre Santander.
A ação serviu para denunciar as artimanhas que o banco tem utilizado contra a livre organização dos trabalhadores. O caso aconteceu no ano passado, quando o Santander usou um interdito proibitório e chamou a polícia para tentar impedir a paralisação por 24h na Casa 3, por conta da demissão de 400 funcionários.
Os diretores Adalto Uchoa, da FETEC-CUT/SP, e Rita Berlofa, do Sindicato de São Paulo, foram levados à delegacia e só liberados após abertura de inquérito. O Ministério Público chegou a recomendar arquivamento do inquérito, mas o banco pressionou e o MP teve que recuar da decisão e manteve a ação. O Sindicato está recorrendo.
Além disso, os sindicalistas conscientizaram os funcionários das práticas do banco de demitir seus empregados por justa causa, mas sem informar o motivo. Um exemplo recente é o caso da demissão de um funcionário que, à época, gozava de estabilidade por ter se lesionado em função das condições inadequadas de trabalho no banco. O Sindicato está exigindo a sua readmissão.
"A truculência do Santander e sua insistência em fazer uso de práticas antissindicais já são conhecidas. O diretores do banco acham que podem fazer o que quiser, mas não é assim que as coisas funcionam. Nós exigimos respeito aos trabalhadores brasileiros, que, de acordo com o balanço divulgado recentemente, foram responsáveis por 25% do resultado do grupo no mundo. O movimento sindical repudia atitudes como essa e vai cobrar uma mudança de postura do banco", afirma Alberto Maranho, diretor da FETEC-CUT/SP
Fonte: Fetec-CUT/SP
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa: Após cobrança da Contraf-CUT e em meio à greve, negociações serão retomadas nesta quarta (16)
- Bancários do Bradesco aprovam acordos de PPR e PRB
- Santander paga antecipação da PLR 2026 até 30 de setembro
- Após cobrança da Contraf-CUT e mobilização dos empregados, Caixa marca mesa de negociação para quarta-feira (16)
- Nota de Pesar: Morre Artur Henrique da Silva, referência do movimento sindical brasileiro
- Bradesco antecipa pagamento da PLR para sexta-feira (18)
- Bradesco: Assembleia nesta terça-feira (15) vai deliberar sobre acordo de PPR
- Caixa reabre negociação com entidades e suspende medidas sobre direitos
- Maioria das bases rejeita proposta da Caixa e greve continua
- Bancários de Catanduva e região aprovam ACT do Banco do Brasil
- Bancários de Catanduva e região rejeitam proposta de ACT da Caixa
- Trabalhadores assinam ACT do BB com vigência até 2028
- Banco Mercantil pagará primeira parcela da PLR em 25 de setembro
- Assembleia: empregados da Caixa votam proposta de ACT nesta sexta-feira (11)
- Empregados da Caixa iniciam greve por tempo indeterminado em Catanduva e região